Mitos construídos: o surgimento da Educação Infantil no município de São Mateus/E.S. a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Centros de Educação Infantil Municipais

Autores

  • Regina Celia Mendes Senatore UFES
  • Rosimeri Maria de Jesus CEUNES

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a história da Educação Infantil e de alguns Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) do município de São Mateus a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) destes mesmos CEIMs. Atualmente, o Município de São Mateus conta com 36 (trinta e seis) CEIM’s. Destes, apenas 19 (dezenove) forneceram os PPPs para análise. A partir destes foi possível perceber alguns mitos na história do município e da Educação Infantil que vão sendo perpetuados nos PPPs.

Palavras chave: Educação Infantil. História da Educação Infantil; São Mateus-ES.

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Biografia do Autor

Regina Celia Mendes Senatore, UFES

Doutora e mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP) e pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisador do Prometheus – Núcleo de Estudos Críticos (UFES). Pesquisadora do NUSEX – Núcleo de Estudos da Sexualidade (UNESP). Professora permanente do Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica do CEUNES-UFES.

Rosimeri Maria de Jesus, CEUNES

PPGEB- CEUNES

Referências

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Publicado

30-11-2018

Edição

Seção

Artigos