Formação do docente e Educação do Campo no sul Capixaba

Autores

  • Pedro Antônio Martins de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • João Paulo Casaro Erthal Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Nosso objetivo foi investigar a formação, inicial e continuada, do docente em atuação na Educação do Campo na Região do Caparaó. Metodologicamente esta pesquisa está alicerçada no tratamento qualitativo dos dados empíricos coletados na pesquisa de campo e analisados por triangulação com as demais fontes de pesquisa, a saber: documental e teórico. Fato constatado é que na região do Caparaó Capixaba não há um corpo docente formado adequadamente para o exercício da docência neste contexto. Logo, as mudanças sociais que precisamos na Região do Caparaó Capixaba em termos educacionais e socioeconômicos estão intimamente ligadas as mudanças, a prioristicamente, que devem acontecer no processo institucionalizado de formação dos professores para a Educador do Campo no Caparaó Capixaba.


Nosso objetivo foi investigar a formação, inicial e continuada, do docente em atuação na Educação do Campo na Região do Caparaó. Metodologicamente esta pesquisa está alicerçada no tratamento qualitativo dos dados empíricos coletados na pesquisa de campo e analisados por triangulação com as demais fontes de pesquisa, a saber: documental e teórico. Fato constatado é que na região do Caparaó Capixaba não há um corpo docente formado adequadamente para o exercício da docência neste contexto. Logo, as mudanças sociais que precisamos na Região do Caparaó Capixaba em termos educacionais e socioeconômicos estão intimamente ligadas as mudanças, a prioristicamente[JP1] , que devem acontecer no processo institucionalizado de formação dos professores para a Educador do Campo no Caparaó Capixaba.

PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo. Formação de Professores.

 [JP1]Por que em itálico?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Antônio Martins de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4411101P0

Referências

Assim, a “concepção de Educação da expressão Educação do Campo não pode abrir mão da necessária ligação com o contexto no qual se desenvolvem esses processos educacionais [...]” (MOLINA, 2015, p. 188).

Downloads

Publicado

24-12-2018

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas