Plataformas vinculadas à educação: um mapeamento de possibilidades

Autores

  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN http://orcid.org/0000-0002-5405-9492
  • Carlos Henrique da Costa Barreto Universidade Franciscana
  • Angélica Moreira Pereira Universidade Franciscana - UFN

Resumo

O seguinte trabalho busca mapear exemplos das principais plataformas disponibilizadas a fins da educação, tal como suas possibilidades ao ensino. Também serão abordados conceitos fundamentais para a compreensão do tema, bem como uma exemplificação, em infográfico, com detalhes sobre a dinâmica de alguns dos aplicativos de cada plataforma estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Comunicação (UFSM)Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicação (LAPEC)Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Carlos Henrique da Costa Barreto, Universidade Franciscana

Aluno do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana - UFN. Bolsista FAPERGS.

Angélica Moreira Pereira, Universidade Franciscana - UFN

Mestre. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana - UFN

Referências

ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo do conceito à prática. São Paulo: DVS Editora, 2014.
APARICI, Roberto. Educomunicação para além do 2.0. 1º edição, São Paulo: SP: Paulinas, 2014.
ARTOPOULOS, Alejandro. Notas sobre a cultura juvenil móvel na América Latina. In: BEIGUELMAN, G.; FERLA, J. La (Org.). Nomadismos tecnológicos. São Paulo: Editora Senac, 2011.
BRILHANTE, Susana. Kahoot, já ouviram falar? 2015. Disponível em http://plesusanabrilhantete.blogspot.com.br/2015/04/kahoot-ja-ouviram-falar.html. Acesso em: 28 nov. 2017.
CIRIACO, Douglas. O que é e como usar o Duolingo. 2013. Disponível em https://canaltech.com.br/internet/O-que-e-e-como-usar-o-Duolingo/. Acesso em: 22 nov. 2017.
CLARO, Marcelo. O Que é Moodle? 2008. Disponível em https://www.moodlelivre.com.br/tutoriais-e-dicas/974-o-que-e-moodle. Acesso em: 22 nov. 2017.
COSTA, Edgar. Socrative – A sala de aula com questionários dinâmicos. 2017. Disponível em http://www.edgarcosta.net/recursos/socrative-aula-questionarios-dinamicos/. Acesso em: 28 nov. 2017.
FERNANDES, Marcelo. Americana Latina e Caribe. 2012. Disponível em <http://www.mobiletime.com.br/25/09/2012/ecossistema-movel-apresenta-desafios-mas-tambem-oportunidades-diz-especialista/302739/news.aspx>, Acesso em: 07 nov. 2017.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3º edição, São Paulo: Atlas, 1991.
GUARESCHI, Pedrinho A. O direito humano à comunicação. Pela democratização da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling (org). Comunicação e educação. Caminhos cruzados. São Paulo, SP: Edições Loyola, 1986.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2. ed. atual. ampl. São Paulo, SP: Atlas, 2009.
MORAES, Maria Cândida. Educação a Distância: Fundamentos e Práticas. Campinas: Unicamp / Nied, 2002.
MOURA, A. Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”, 2009. Disponível em: < https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10056/1/Moura %20(2009)%20Challenges.pdf> Acessado em 27 set. 2017.
NEULS, Daiane Eliza. O uso de softwares educacionais no ensino de língua inglesa. UFRS, 2015. Disponivel em: < http://hdl.handle.net/10183/134017> Acessado em 27 set. 2017.
OLIVEIRA, Ailton Diniz de. Quiz, na sala de aula: uma ferramenta de inclusão no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Campina Grande, Paraíba: Realize, 2016.
OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa; SOUSA, Edinaldo Ribeiro de. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Porto Alegre: PUCRS, 2015. 95 p.
PAVANI, Cecília. Jornal: Formação e Ação. Campinas: Editora Papirus, 2002.
PEREIRA, Alice. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda, 2007.
PREECE, Jenifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
PRETTO, Nelson. Professor em rede. Revista TV Escola, Curitiba, PR, v. 2, p. 22-23, maio/junho 2010.
STRUTZEL, Tércio. Presença Digital: Estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2015.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9. ed. rev. e ampl. São Paulo: Érica, 2012.
TIC, Educa. EDpuzzle, Editor de Vídeo Online. 2015. Disponível em http://www.educatic.info/aplicac-es/edpuzzle-editor-de-videos-online. Acesso em: 28 nov. 2017.

Downloads

Publicado

31-05-2019

Edição

Seção

Artigos