Aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise do letramento no 1º. Ano do Ensino Fundamental – Jaguaré/ES

Autores

  • Cleonice Osmara Rodrigues da Silva Faculdade Vale do Cricaré
  • Sônia Maria da Costa Barreto Faculdade Vale do Cricaré

Resumo

A pesquisa se norteia pelo problema que é: Como se dá o processo da aquisição da leitura e escrita dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola no município de Jaguaré - ES. A justificativa pelo tema nasceu das inquietações advindas, das observações realizadas durante os anos de trabalho em sala de aula. O Objetivo Geral é pesquisar o perfil leitor de crianças durante o processo de alfabetização e letramento em uma escola pública. A Metodologia utilizada inicialmente foi a pesquisa bibliográfica. Posteriormente, a pesquisa de campo, através de entrevista com as professoras das turmas do 1º. ano do Ensino Fundamental, a fim de construirmos informações sobre seu perfil e sobre o seu trabalho com a aquisição da língua escrita pelos alunos, conforme apresentação dos dados e análise dos resultados.

 Palavras-chave: Leitura. Escrita. Alfabetização. Perfil leitor dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleonice Osmara Rodrigues da Silva, Faculdade Vale do Cricaré

Graduada em Letras Português-Inglês pela Faculdade UNIPAC.  Graduada e Pedagogia pela Faculdade UNINOVE. Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade Vale do Cricaré – FVC. Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Norte Capixaba - MULTIVIX. Atua como Professora do Ensino Fundamental I no município de Jaguaré-ES. Mestra em Ciência, Tecnologia e Educação da Faculdade Vale do Cricaré – FVC.

Sônia Maria da Costa Barreto , Faculdade Vale do Cricaré

Doutora em Comunicação e Semiótica PUC/SP - Mestre em Educação UFES - Especialista em Tecnologia Educacional e Estudo de Problemas Brasileiros UFES - Licenciada e Bacharelada em História UFES - Professora aposentada da UFES -  Professora do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação na Faculdade Vale do Cricaré/São Mateus.

Referências

COELHO, Silmara. O Processo de Letramento na Educação Infantil. Pedagogia em ação, v.2, n.2, p. 1-117, nov. 2010 – Semestral. Disponível em: periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/download/4848/5027. Acesso em 15 de maio de 2018.

FREIRE, Paulo. Alfabetizando leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2011.

FERREIRO, Emília. Reflexão sobre Alfabetização. 26. ed. São Paulo Cortez, 2011- (coleção questões da nossa época; v6).

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Trad. De Diana Myriam. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006.

KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática. 2009.

KRAMER, Sônia. O papel social da Pré-escola. Cad. Pesquisa, agosto de 2005. Disponível em:dc.itamaraty.gov.br/imagens-e-textos/revista7-mat8.pdf. Acesso em 10 de maio de 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2014.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas S. A., 2007.

PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Trabalho apresentado no GT Alfabetização, Leitura e Escrita, durante a 26ª Reunião Anual da ANPEd, realizada em Poços de Caldas, MG, de 5 a 8 de outubro de 2013. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em 12 de maio de 2018.

SOARES, Magda Becker; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e Letramento. Caderno do Professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2015.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

30-06-2020

Edição

Seção

Artigos