Aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise do letramento no 1º. Ano do Ensino Fundamental – Jaguaré/ES
Resumo
A pesquisa se norteia pelo problema que é: Como se dá o processo da aquisição da leitura e escrita dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola no município de Jaguaré - ES. A justificativa pelo tema nasceu das inquietações advindas, das observações realizadas durante os anos de trabalho em sala de aula. O Objetivo Geral é pesquisar o perfil leitor de crianças durante o processo de alfabetização e letramento em uma escola pública. A Metodologia utilizada inicialmente foi a pesquisa bibliográfica. Posteriormente, a pesquisa de campo, através de entrevista com as professoras das turmas do 1º. ano do Ensino Fundamental, a fim de construirmos informações sobre seu perfil e sobre o seu trabalho com a aquisição da língua escrita pelos alunos, conforme apresentação dos dados e análise dos resultados.
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Alfabetização. Perfil leitor dos alunos.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Alfabetizando leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2011.
FERREIRO, Emília. Reflexão sobre Alfabetização. 26. ed. São Paulo Cortez, 2011- (coleção questões da nossa época; v6).
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Trad. De Diana Myriam. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006.
KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática. 2009.
KRAMER, Sônia. O papel social da Pré-escola. Cad. Pesquisa, agosto de 2005. Disponível em:dc.itamaraty.gov.br/imagens-e-textos/revista7-mat8.pdf. Acesso em 10 de maio de 2018.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2014.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas S. A., 2007.
PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Trabalho apresentado no GT Alfabetização, Leitura e Escrita, durante a 26ª Reunião Anual da ANPEd, realizada em Poços de Caldas, MG, de 5 a 8 de outubro de 2013. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em 12 de maio de 2018.
SOARES, Magda Becker; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e Letramento. Caderno do Professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2015.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.