O desenho como prática pedagógica de expressão e comunicação para alunos da Educação Infantil
Resumo
O desenho é uma forma de linguagem adaptada às diferentes culturas. A comunicação por desenhos é um tipo de linguagem que vem desde os homens primitivos, que deixavam os registros nas cavernas que funcionavam como forma de linguagem. O contato com o desenho acontece, na maioria das vezes, antes que as crianças entrem na escola. As primeiras criações das crianças são feitas por prazer e são tidas como uma prática recreativa ou como brincadeira. Deste modo, têm-se como objetivo analisar a utilização do desenho como prática pedagógica de expressão e comunicação para alunos da Educação Infantil, assim como desenvolver uma aula com uma turma dessa mesma etapa utilizando o desenho como principal metodologia de ensino, verificar quais são os principais pontos expressados e comunicados pelos alunos através da criação de seu desenho e analisar em qual estágio encontra-se o desenho produzido pelas crianças participantes. O objetivo será atingido através do desenvolvimento de aulas práticas com uma turma composta por 15 alunos na faixa etária dos 4 anos de idade de uma escola de educação básica do município de Venda Nova do Imigrante – Espírito Santo (ES). Metodologicamente, os desenhos serão analisados com base nos estágios de evolução do desenho infantil propostos por Lowenfeld e Brittain. Com base nas representações construídas, os alunos expressaram, de acordo com o grau de desenvolvimento em que se encontram aquilo mais gostam de fazer em seu cotidiano. Cada aluno se encontra em um nível diferenciado, entretanto, em algum momento de seus desenhos, conseguiram demonstrar o que desejavam expressar.
Palavras-Chave: Comunicação. Desenho. Educação Infantil. Expressão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.