Práticas pedagógicas de docentes fisioterapeutas
Resumo
A prática observacional pode possibilitar o contato com a realidade, permitindo uma análise sobre a complexidade que se apresenta a instituição, possibilitando uma reflexão sobre os desafios e capacidades para o exercício da docência (ZINKE; GOMES, 2015). Dessa forma, o presente estudo teve o objetivo de investigar as práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Fisioterapia. Como objetivos específicos, identificar as experiências mais importantes durante a trajetória profissional e as formações pedagógicas dos docentes fisioterapeutas atuantes no Ensino Superior. A presente pesquisa teve abordagem qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. Foram convidados a participar da investigação os docentes fisioterapeutas atuantes no curso de Fisioterapia de uma instituição de Ensino Superior particular da cidade de Vitória da Conquista – Bahia, no ano de 2019. A produção de dados só teve início após a aprovação do projeto no Comitê de Ética em Pesquisa da Univates. Inicialmente, foram solicitados dados sociodemográficos dos participantes e em seguida foi realizada, pela pesquisadora, uma observação sistemática durante uma aula de cada participante, seguida da realização da entrevista semiestruturada. A presente pesquisa utilizou a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011), produzindo subsídios importantes para construção de discussões acerca das práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Fisioterapia. Após análise dos resultados e discussões, pode-se perceber que a maioria dos fisioterapeutas possui mais de cinco anos atuando como docentes e não realizou formação pedagógica. A maior parte dos participantes realizou aula expositiva como metodologia no dia da observação. Durante as observações das aulas, uma docente se destacou apresentando perfil questionador, crítico e reflexivo. A presente pesquisa sugere que novos estudos sejam realizados destacando a importância de formações pedagógicas para docentes do Ensino Superior. Além disso, recomenda que os docentes incentivem seus alunos a adquirirem conhecimento prévio do conteúdo; que diversifiquem as estratégias de ensino, utilizando postura provocativa, com perfil criativo, crítico, reflexivo, estimulando seus discentes a apresentarem a mesma postura.
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