Textos filosóficos no ensino de filosofia: uma abordagem em uma escola da rede pública do estado do Espírito Santo

Autores

  • Franklin Noel dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Eliesér Toretta Zen Instituto Federal do Espírito Santo
  • Gleidson Roberto Margotto

Resumo

O presente artigo – fruto da dissertação de mestrado de mesmo título - volta-se a fazer uma análise dos textos filosóficos como uma ferramenta dentro do ensino de Filosofia com séries do ensino médio na Rede Estadual de Educação do Espírito Santo, município de Sooretama/ES, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Armando Barbosa Quitiba. A utilização dos textos clássicos que, na oficina de conceitos proposta por Sílvio Gallo (2012) remete-se à etapa da investigação, propõe ser um instrumento de apoio para que o estudante recrie ou crie seus próprios conceitos. Para isso, os textos filosóficos (investigação) unem-se, nessa pesquisa, a outras etapas, a saber: a sensibilização, a problematização e a conceituação, para assim se correlacionarem desencadeando num ensino de Filosofia que leve a um protagonismo do estudante. A promoção desta autonomia consiste naquilo que objetivamos, de modo geral, nesta pesquisa: promover a aplicação da oficina de conceitos proposta por Sílvio Gallo (2012) – com primazia aos textos filosóficos – para alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio referida instituição de ensino, como meio de desenvolvimento da experiência do pensar. Sustentada por conceitos advindos de, dentre outros autores, Sílvio Gallo (ibidem) e Gilles Deleuze e Félix Guattari (1992), a metodologia a partir dos textos filosóficos tende a contribuir de maneira contundente com aspectos detectados defasados, como leitura e interpretação, sobretudo, mas é, por outro lado, algo desafiador e que demanda trabalhos sistemáticos e sequenciais para, assim, fazer-se cultural de modo a minimizar dificuldades e aversões ora encontradas no desenvolvimento de tal atividade.

 

Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Textos filosóficos. Ensino médio. Oficina de conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franklin Noel dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Pós-doutor pela Universidade Federal do Pará/Petrobras. Doutor em Biociências Nucleares pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Mestre me Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE.

Eliesér Toretta Zen, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor e orientador do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Ifes campus Vitória. Professor de filosofia nos cursos de Segurança do Trabalho, Técnico em Guia de Turismo e Técnico de Hospedagem do Proeja no Ifes campus Vitória. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Especialista em Filosofia Contemporânea e Educação pela UFES.

Gleidson Roberto Margotto

Professor de Filosofia da Rede Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo. Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Graduação em Filosofia pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

30-06-2020 — Atualizado em 13-07-2020

Versões

Edição

Seção

Artigos