Produção textual em forma de história em quadrinhos (HQ) para verificação de aprendizagem em química, biologia e matemática.

Autores

  • Amanda Bobbio Pontara Universidade Federal do Espírito Santo-Centro Universitário Norte
  • Aminadabe Farias de Aguiar Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
  • Emerson Fraga Comério Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de verificação de aprendizagem pela elaboração de histórias em quadrinhos (HQs) dos conteúdos de História da Química e Progressão Geométrica e Aritmética, trabalhados nas disciplinas de Química e Matemática respectivamente, e Charges para o conteúdo de Relações Ecológica, trabalhado na disciplina de Biologia. Neste sentido, para embasamento da pesquisa, foi utilizada a formação de conceitos proposta pela Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausbel. Para a coleta de dados foram analisadas histórias em quadrinho elaboradas pelos alunos das séries citadas no primeiro trimestre do ano letivo de 2018. A análise de desempenho da ferramenta avaliativa foi realizada por meio de parâmetros previamente elaborados. Os resultados obtidos revelam que a HQ, além de fazer parte do cotidiano dos alunos, apresenta-se como uma ferramenta eficaz, podendo ser utilizada para avaliar os discentes de forma qualitativa, contribuindo para que o professor consiga detectar se a aprendizagem ocorreu de maneira significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Bobbio Pontara, Universidade Federal do Espírito Santo-Centro Universitário Norte

Possui graduação em Farmácia Generalista pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2007), é Licenciada em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013) e Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Espirito Santo(2011), ambos na modalidade EAD e Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santos-Centro Universitário Norte do Espírito Santo (2017). Atualmente é professora de química da Escola Estadual de Ensino Médio Emir de Macedo Gomes, localizada no município de Linhares-ES . Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análise, Controle e Dispensação de Medicamentos e na área de Educação como Gestora de escola de ensino fundamental estadual professora de Química do Ensino Médio.

Aminadabe Farias de Aguiar, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (UFES-2006) e Licenciatura em Informática (IFES-2013); Especialização em Matemática e Estatística (Lavras/MG-2009) e em Educação Matemática com Novas Tecnologias (FTC/BA-2010); e Mestrado em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santos (CEUNES/UFES-2019). Tem experiência na área de Matemática, nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Técnico em Administração e algumas disciplinas dos Cursos de Engenharia e Pedagogia. Atualmente é Professora Efetiva da Rede Estadual de Educação.

Emerson Fraga Comério, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Sertãozinho, SP. Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade Pitágoras, Unidade Linhares ES. Especialista em Competências Docentes, pela Faculdade Pitágoras, Unidade Linhares, ES. Mestre em Agronomia (Entomologia Agrícola) pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, SP (UNESP/FCAV). Atuou na gestão pública municipal na área de elaboração de projetos de pesquisa em recursos naturais e licenciamento ambiental. Atuou em pesquisas de pragas e inimigos naturais, controle biológico e taxonomia em universidades e instituto de pesquisa agrícola. Foi professor de ensino superior e técnico em disciplinas voltadas para a área de ciências biológicas e saúde. Atualmente é professor de ciências e biologia pela Secretaria de Educação do Espírito Santo. Tem interesse na área de educação, com temas voltados a gestão da educação pública, avaliação discente através das competências socioemocionais e novas estratégias de ensino-aprendizado para o século XXI.

Downloads

Publicado

30-06-2020

Edição

Seção

Relatos de experiência