Seminário de Educação do Campo: experiência de formação de professores em São Gabriel/RS

Autores

Resumo

A Educação do Campo encontra-se disposta como modalidade de ensino no contexto educacional brasileiro e exige da gestão institucional (mantenedora e escolar) ações para melhoria na qualidade da oferta da educação aos povos do campo. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de formação continuada em educação do campo, desenvolvida no município de São Gabriel/RS, direcionada ao público-alvo de professores de Escolas do Campo (municipal e estadual) e demais interessados pela área educacional. O presente texto utilizou-se do método descritivo, delineada através de estudo de caso e delineia a experiência do tradicional Seminário de Educação do Campo de São Gabriel/RS, realizado no ano de 2019, na EMCEF Mascarenhas de Moraes (Escola do Campo), organizada pela gestão da Secretaria Municipal de Educação (SEME) e pelas direções das Escolas do Campo. O evento contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas, entre organizadores e participantes, envolvendo representantes de diferentes municípios do Rio Grande do Sul, com programação na perspectiva de relacionar teoria e prática, Educação Básica e Ensino Superior, Escola e Comunidade, reforçando o papel da Escola do Campo no desenvolvimento das comunidades rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Pastorio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS) e Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel (SEME/SG)

Doutorado em andamento em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia (2012), Especialista em Gestão Educacional (2019) e Mestre em Geografia (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Educação do Campo pela Faculdade São Braz. Docente da rede pública estadual do Rio Grande do Sul e da rede pública municipal de São Gabriel/RS. Diretor Administrativo na Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel/RS. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GPEEC Natureza – UFRGS).

Lia Heberlê de Almeida Pastorio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel (SEME/SG)

Mestra e doutorado em andamento em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da rede pública municipal de São Gabriel/RS. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2010) pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2012) e em Mídias na Educação (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GPEEC Natureza – UFRGS).

José Vicente Lima Robaina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – Campus Porto Alegre), do curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordenador de área do subprojeto PIBID do Curso de educação do Campo - Ciências da Natureza (UFRGS – Campus Porto Alegre) e coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GPEEC Natureza – UFRGS). Pós-Doutor em Educação e Educação do Campo pela UFRGS (2017). Doutor em Educação pela UNISINOS (2007). Mestre em Educação (1996) e Especialista em Educação Química pela UFRGS (1990). Graduado em Licenciatura Curta em Ciências (1982), Graduado em Licenciatura Plena em Química (1985) e Especialista em Toxicologia Aplicada (1987) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

29-10-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil