Pedagogia da alternância e a formação de educadores/as: a experiência do programa girassol
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.31867Resumo
Os educadores/as se constituíram como significativos sujeitos para a construção e fortalecimento da Pedagogia da Alternância e Educação do Campo. Contudo a formação desses profissionais ainda é um desafio a ser superado por esse movimento. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a formação dos educadores/as da Pedagogia da Alternância, através da experiência do Programa Girassol de formação continuada para atuar na Pedagogia da Alternância e Educação do Campo no município de Nova Venécia, Espírito Santo. Para sistematizar essa experiência, utilizamos a pesquisa qualitativa, documental, nos referenciando em Nosella (2014, 2007) e Begnami (2003). Utilizamos ainda a observação participante natural, na forma expressa por Gil (2008). Constatamos, que apesar dos avanços em relação a formação dos educadores/as que atuam na Pedagogia da Alternância e Educação do Campo no município, ainda persiste uma situação desafiadora em relação a ela, que ameaça a continuidade dessa pedagogia, sendo necessárias ações para garantir e fortalecer a formação dos educadores/as que atuam nessa modalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.