Formação Continuada de Educadores/As: Uma Experiência a Partir da Práxis das/nas Escolas do Campo no Município de São Mateus-ES

Autores

  • Ozana Luzia Galvão Baldotto
  • Adelar João Pizetta Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Vitor Eduardo Mendes de Oliveira Secretaria de Educação de São Mateus/ES
  • Renata Cristina Araújo Gomes Secretaria de Educação de São Mateus/ES
  • Fernando Vittorazzi Braz Secretaria de Educação de São Mateus/ES
  • Eliete Rosa Fernandes Secretaria de Educação de São Mateus/ES

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32049

Resumo

Neste artigo relatamos a experiência da Formação Continuada de Educadores/as: uma experiência a partir da práxis das/nas Escolas do Campo no Município de São Mateus - ES, realizada no ano de 2019, com professores, pedagogos e diretores que atuavam em escolas campesinas na ocasião, com vistas a compreender, de que maneira a formação continuada pode contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Considerando as Legislações brasileiras e mateenses que delineiam essa modalidade de ensino, buscamos compreender como se apresenta a Proposta de Educação do Campo do Município de São Mateus, de que maneira ela pode ser verificada na prática pedagógica por meio dos instrumentos propostos e quais as intervenções necessárias para a melhoria/qualificação desse processo. Pudemos compreender que a práxis pedagógica dessa modalidade vem avançando e para que essa melhoria continue crescente é de fato a formação continuada com foco nos objetivos da escola, uma ferramenta imprescindível. A parceria estabelecida junto à UFES, por intermédio de um projeto de extensão, proporcionou um envolvimento entre Educação Básica e Universidade, o que contribuiu para o diálogo e fortalecimento do “fazer pedagógico” de ambas as partes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ozana Luzia Galvão Baldotto

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, São Mateus-ES, Brasil; Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de São Mateus, na função de Gestora da Educação do Campo – Secretaria Municipal de Educação de São Mateus – Espírito Santo, Brasil.

Adelar João Pizetta, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professor na Universidade Federal do Espírito Santo, Campus de São Mateus (CEUNES)

Vitor Eduardo Mendes de Oliveira, Secretaria de Educação de São Mateus/ES

Especialista em Gestão Escolar Integradora e Psicopedagogia Institucional. Licenciado em Letras Português/ Inglês; Pedagogo e Professor de Inglês na Rede Municipal de Educação de São Mateus, atua na função de Gestor da Educação do Campo – Secretaria Municipal de Educação de São Mateus – Espírito Santo, Brasil.

Renata Cristina Araújo Gomes, Secretaria de Educação de São Mateus/ES

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, São Mateus-ES, Brasil; Licenciada em Matemática, na função de Diretora Pedagógica – Secretaria Municipal de Educação de São Mateus – Espírito Santo, Brasil.

Fernando Vittorazzi Braz, Secretaria de Educação de São Mateus/ES

Especialista em Ciências Biológicas e Gestão Escolar; Licenciado em Ciências Biológicas; Professor de Ciências da Rede Municipal de Educação de São Mateus, com atuação na função de Gestor da Educação do Campo – Secretaria Municipal de Educação de São Mateus – Espírito Santo, Brasil.

Eliete Rosa Fernandes, Secretaria de Educação de São Mateus/ES

Licenciada em Pedagogia – Habilitação em Magistério da Pré-Escola das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Projeto Educadoras e Educadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, São Mateus-ES, Brasil; Professora da Rede Municipal de Ensino de São Mateus, na função de Gestão da Educação do Campo – Secretaria Municipal de Educação de São Mateus – Espírito Santo, Brasil.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil