Formação Continuada de Educadores/As: Uma Experiência a Partir da Práxis das/nas Escolas do Campo no Município de São Mateus-ES
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32049Resumo
Neste artigo relatamos a experiência da Formação Continuada de Educadores/as: uma experiência a partir da práxis das/nas Escolas do Campo no Município de São Mateus - ES, realizada no ano de 2019, com professores, pedagogos e diretores que atuavam em escolas campesinas na ocasião, com vistas a compreender, de que maneira a formação continuada pode contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Considerando as Legislações brasileiras e mateenses que delineiam essa modalidade de ensino, buscamos compreender como se apresenta a Proposta de Educação do Campo do Município de São Mateus, de que maneira ela pode ser verificada na prática pedagógica por meio dos instrumentos propostos e quais as intervenções necessárias para a melhoria/qualificação desse processo. Pudemos compreender que a práxis pedagógica dessa modalidade vem avançando e para que essa melhoria continue crescente é de fato a formação continuada com foco nos objetivos da escola, uma ferramenta imprescindível. A parceria estabelecida junto à UFES, por intermédio de um projeto de extensão, proporcionou um envolvimento entre Educação Básica e Universidade, o que contribuiu para o diálogo e fortalecimento do “fazer pedagógico” de ambas as partes.
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