Contribuições do PIBID para a formação de licenciandos de Ciências Humanas

Autores

  • Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa
  • Ângela Maria Hartmann Universidade Federal do Pampa
  • Yáscara Koga Guindani Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32458

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES), tem proporcionado a licenciandos uma possibilidade de aprendizagem docente muito peculiar e significativa antes mesmo de iniciarem seus estágios curriculares obrigatórios. Este texto apresenta uma breve análise da formação de professores no Brasil, posteriormente um histórico da política educacional do PIBID. Em seguida, contextualiza o PIBID dentro da Universidade Federal do Pampa e, por fim, apresenta uma pesquisa sobre a contribuição do Programa para a aprendizagem docente de acadêmicos bolsistas de iniciação à docência vinculados ao Curso de Ciências Humanas – Licenciatura. Os resultados apontam que o PIBID assumiu grande importância no processo de formação desses licenciandos, pois contribuiu para que eles construíssem sua identidade docente e compreendessem as peculiaridades da sala de aula.

 

Palavras chave: PIBID; Formação Docente; Ciências Humanas; UNIPAMPA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Ricardo Guindani, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação; Mestre em Ciências da Religião e Graduado em Filosofia. Professor do Curso de Ciências Humanas da Universidade Federal do Pampa, Campus de São Borja-RS

Ângela Maria Hartmann, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), possui mestrado (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2012). Professora durante 27 anos da Educação Básica, é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul, desde 2010, dedicando-se à formação de professores da Educação Básica nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, interdisciplinaridade, educação e cultura científica. Coordenadora Institucional do PIBID/Unipampa (2019-2020)

Yáscara Koga Guindani, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus São Borja-RS. Doutora, Mestre em Educação e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é docente do Curso de Ciências Humanas - Licenciatura. Coordenadora de Área do Pibid. Pesquisa sobre a formação de professores, educação e fronteira.

Downloads

Publicado

20-11-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência