Contribuições do PIBID para a formação de licenciandos de Ciências Humanas
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32458Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES), tem proporcionado a licenciandos uma possibilidade de aprendizagem docente muito peculiar e significativa antes mesmo de iniciarem seus estágios curriculares obrigatórios. Este texto apresenta uma breve análise da formação de professores no Brasil, posteriormente um histórico da política educacional do PIBID. Em seguida, contextualiza o PIBID dentro da Universidade Federal do Pampa e, por fim, apresenta uma pesquisa sobre a contribuição do Programa para a aprendizagem docente de acadêmicos bolsistas de iniciação à docência vinculados ao Curso de Ciências Humanas – Licenciatura. Os resultados apontam que o PIBID assumiu grande importância no processo de formação desses licenciandos, pois contribuiu para que eles construíssem sua identidade docente e compreendessem as peculiaridades da sala de aula.
Palavras chave: PIBID; Formação Docente; Ciências Humanas; UNIPAMPA
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