Residentes em transformação nas ciências da natureza: experiências pedagógicas no extremo sul da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32531

Resumo

Este manuscrito compartilha e discute experiências de estudantes de uma licenciatura interdisciplinar em ciências da natureza, como bolsistas no Programa Residência Pedagógica (CAPES/MEC) em uma escola pública em Porto Seguro, extremo sul da Bahia. As atividades foram desenvolvidas entre agosto/2018 e janeiro/2020 e incluíram: participação em curso de formação, regências em ciências da natureza no ensino médio, condução de oficinas sobre horta agroecológica/educação ambiental e sobre experimentação no ensino de ciências, além de participação em eventos acadêmicos na universidade e na comunidade. As experiências contribuíram para fomentar em cada bolsista novos olhares sobre a prática pedagógica em ciências da natureza, em sala de aula e fora dela, ressignificando o que é ser docente. Observou-se que práticas de ensino dialógicas foram mais efetivas nas atividades realizadas ao longo da residência, uma vez que valorizam as falas e a história de vida de cada estudante.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Santos Inacio, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduando da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias na Universidade Federal do Sul da Bahia.

Daniloda Silva dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduando da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias na Universidade Federal do Sul da Bahia.

 

Enéias Murilo Cerqueira da Silva

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais, pela Universidade Federal do Sul da Bahia e pelo Instituto Federal da Bahia. Mestrando no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Professor da rede pública de ensino do estado da Bahia.

 

Marcos Vinícius Fernandes Calazans, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Santan Cruz. Graduado em Matemática, Física e Fisioterapia. Docente e coordenador da Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias, no campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia.

   

Jaílson Santos de Novais, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Mestre em Ciências (Botânica) e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Docente da Universidade Federal do Sul da Bahia, especialmente na Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no campus Sosígenes Costa. Atua nos Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais, na UFSB; em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, e em Recursos Naturais da Amazônia, na Universidade Federal do Oeste do Pará.

 

Downloads

Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência