Residentes em transformação nas ciências da natureza: experiências pedagógicas no extremo sul da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32531Resumo
Este manuscrito compartilha e discute experiências de estudantes de uma licenciatura interdisciplinar em ciências da natureza, como bolsistas no Programa Residência Pedagógica (CAPES/MEC) em uma escola pública em Porto Seguro, extremo sul da Bahia. As atividades foram desenvolvidas entre agosto/2018 e janeiro/2020 e incluíram: participação em curso de formação, regências em ciências da natureza no ensino médio, condução de oficinas sobre horta agroecológica/educação ambiental e sobre experimentação no ensino de ciências, além de participação em eventos acadêmicos na universidade e na comunidade. As experiências contribuíram para fomentar em cada bolsista novos olhares sobre a prática pedagógica em ciências da natureza, em sala de aula e fora dela, ressignificando o que é ser docente. Observou-se que práticas de ensino dialógicas foram mais efetivas nas atividades realizadas ao longo da residência, uma vez que valorizam as falas e a história de vida de cada estudante.
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