O Projeto ENEM e a formação inicial de professores: a construção do conhecimento escolar em um subprojeto Biologia do PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32572

Resumo

Trata-se de um estudo sobre o desenvolvimento do Projeto ENEM, no âmbito do subprojeto Biologia do PIBID, em uma escola pública no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro, de 2018 a 2019. O estudo teve natureza qualitativa, tendo sido realizada a pesquisa-ação. Foram tomados como materiais empíricos observações, relatos e materiais didáticos produzidos neste período. Durante os anos de 2018 e 2019 houve o planejamento e desenvolvimento de aulas e materiais didáticos pelos licenciandos sobre temas frequentes no ENEM e vestibulares, tais como: vírus, bactérias, DNA, ecologia, genética mendeliana, origem da vida, evolução biológica, respiração celular, fotossíntese, fisiologia humana, morfologia vegetal, histologia e programas de saúde. Os estagiários destacaram a relevância do PIBID para a formação inicial docente e educação básica. Houve maior número de estudantes inscritos no ENEM e em vestibulares com aprovação em universidades públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e da Faculdade de Formação de Professores na UERJ. Licenciada em Ciências Biológicas (UERJ), Mestre em Ciências Biológicas (UFRJ) e Doutora em Educação (UFF), leciona na educação básica, graduação e pós-graduação. Foi coordenadora do subprojeto Interdisciplinar do PIBID/CAPES/UERJ nos anos de 2014 a 2018 e coordenadora voluntária do subprojeto Biologia do PIBID/CAPES/UERJ nos anos de 2018 e 2019. Docente dos Programas de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica e de Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade na UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino, Formação, Currículos e Culturas (GENFOCC/UERJ) e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI/UERJ).

Downloads

Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência