Uma proposta multidisciplinar para o ensino de funções orgânicas a partir do livro de divulgação científica “Os Botões de Napoleão”
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32620Resumo
O presente trabalho visa relatar uma experiência pedagógica multidisciplinar para o ensino de funções orgânicas na educação básica a partir do capítulo “A pílula” do livro de divulgação científica “Os Botões de Napoleão: As 17 moléculas que mudaram a história”. A sequência didática foi realizada com 13 alunos de 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre. Os dados são compostos pelos registros das observações das bolsistas de Iniciação à Docência em seus diários de campo e pelas produções feitas pelos estudantes na atividade desenvolvida, sendo analisados de forma descritiva e interpretativa. Os resultados apontam que a utilização do texto de divulgação científica favoreceu o desenvolvimento do pensamento crítico, pois os alunos puderam estudar conceitos de Química de forma relacionada aos de Biologia e aos contextos históricos e sociais relatados no livro, possibilitando uma aprendizagem contextualizada dos conhecimentos escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.