Uma proposta multidisciplinar para o ensino de funções orgânicas a partir do livro de divulgação científica “Os Botões de Napoleão”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32620

Resumo

O presente trabalho visa relatar uma experiência pedagógica multidisciplinar para o ensino de funções orgânicas na educação básica a partir do capítulo “A pílula” do livro de divulgação científica “Os Botões de Napoleão: As 17 moléculas que mudaram a história”. A sequência didática foi realizada com 13 alunos de 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre. Os dados são compostos pelos registros das observações das bolsistas de Iniciação à Docência em seus diários de campo e pelas produções feitas pelos estudantes na atividade desenvolvida, sendo analisados de forma descritiva e interpretativa. Os resultados apontam que a utilização do texto de divulgação científica favoreceu o desenvolvimento do pensamento crítico, pois os alunos puderam estudar conceitos de Química de forma relacionada aos de Biologia e aos contextos históricos e sociais relatados no livro, possibilitando uma aprendizagem contextualizada dos conhecimentos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giulia Oppa Kirinus Kirinus, ufrgs

Bolsista PIBID e licencianda em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Vanessa Fontana Fonseca Fonseca, ufrgs

Bolsista PIBID e licencianda em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nathalia Marcolin Simon Simon, ufrgs

Professora adjunta no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem experiência em investigações diversas envolvendo líquidos iônicos e poli(líquidos iônicos), especialmente naquelas voltadas para sorção de dióxido de carbono e nanocatalisadores metálicos. Recentemente incluiu o ensino de química, com foco no tema divulgação científica, como área de atuação. Possui Doutorado (2017), Mestrado (2013), Bacharelado (2013) e Licenciatura (2009) pela mesma Universidade.

Camila Greff Passos, UFRGS

Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Multidisciplinar: Biologia, Física e Química. Orienta no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Química da mesma Instituição no período de 2014-2017. Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003), mestrado em Físico-Química de materiais (2007) e doutorado em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi professora da educação básica por 6 anos e desde 2005 atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa sobre formação de professores. Áreas de interesse: metodologias ativas de ensino e aprendizagem, educação ambiental e desenvolvimento profissional docente.

Downloads

Publicado

20-11-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência