Alimentação Saudável: aprendizagens adquiridas com o projeto

Autores

  • Andréia Francisco Afonso Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Maria do Carmo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32639

Resumo

O Subprojeto Química da Universidade Federal de Juiz de Fora, no ano de 2019, devido ao grande número de participantes, foi dividido em três grupos. Um deles atuou em uma escola municipal, localizada na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, onde pode desenvolver diferentes atividades. Uma delas foi um projeto intitulado Alimentação Saudável, por meio do qual foi possível abordar diferentes aspectos relacionados a essa temática: Gastronomia, consumo, economia e cultura alimentar. Os estudantes foram convidados a realizarem uma pesquisa e apresenta-la, assim como refletir e discutir sobre algumas questões como a relação da alimentação saudável com o custo e a influência das propagandas nas escolhas pelos produtos alimentícios. Ao final, para identificarmos a construção do conhecimento pela turma, aplicamos três questões, sendo uma delas, uma colagem de figuras que comporiam uma cesta básica, considerada ideal, segundo os princípios da alimentação saudável. Por meio das respostas, pudemos constatar uma preocupação com as pessoas com menor poder aquisitivo para a compra de alimentos nutritivos, assim como a criticidade em relação aos alimentos que apresentam embalagens bonitas, mas não são saudáveis, levando a obesidade. A colagem também nos mostrou uma atenção dada a bebidas alcóolicas, que pode ter origens em diferentes motivos. Porém, nos direcionou a pensar na importância do papel da escola em mais esse aspecto.  

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Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência