Formação inicial de pedagogos no Programa Residência Pedagógica: possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento sobre a Gestão Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32646

Resumo

RESUMO: Trata-se de um relato de experiência sobre as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento que o Programa Residência Pedagógica proporcionou para a formação inicial em gestão escolar dos residentes em Pedagogia. É um estudo descritivo, tipo Relato de Experiência, conjugado com pesquisas bibliográfica e documental aproximando conhecimentos teóricos como o da psicologia histórico-cultural e as práticas na Residência Pedagógica, durante o período de 2018 a 2020, em uma escola pública de educação de jovens e adultos localizada no município de Maringá/PR. Percebeu-se que o espaço de formação proporcionado pelo programa pode se configurar em importante instrumento para a construção da identidade do pedagogo gestor tendo na docência a base de sua formação, conforme indicado nas diretrizes curriculares do curso. As atividades e as reflexões contribuíram para a aprendizagem e desenvolvimento no tocante a aspectos pessoais e profissionais dos acadêmicos relacionados à dinâmica administrativa e pedagógica da organização do trabalho escolar enriquecendo sobremaneira a formação política e emancipatória dos futuros pedagogos.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Etienne Henrique Brasão Martins, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participou como bolsista: no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, 2017-2018) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, 2018-2019); além de voluntário no Programa Residência Pedagógica (2018-2020). Atualmente, integrante do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual - NUDISEX e do Projeto de Ensino em Gestão Escolar: leituras sobre Anísio Teixeira. Desenvolve estudos na linha de pesquisa de Formação de Professores, Gestão Escolar e Gênero, entre outros estudos.

Poliana Hreczynski Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE, na Universidade Estadual de Maringá - UEM, bolsista CAPES–UEM e Representante Discente do Mestrado no Conselho Acadêmico do PPE/UEM. Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade e residente bolsista no Programa Residência Pedagógica – Núcleo Gestão Escolar entre agosto de 2018 a fevereiro de 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência