A formação de professores na educação à distância

desafios e potencialidades no sul capixaba

Autores

  • João Paulo Casaro Erthal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lizzie de Almeida Chaves

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.33415

Resumo

Pesquisas recentes demonstram que a educação superior a distância vem se expandindo rapidamente no Brasil. Nesse contexto, foi realizado um estudo de caso buscando analisar as possíveis contribuições ou desafios que os Cursos de Licenciatura ofertados no polo EaD do campus de Alegre, trouxeram para a formação de professores na região do Caparaó-ES, na visão de seus alunos e egressos. A abordagem empregada caracteriza-se como qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são os alunos e egressos de quatro cursos de licenciatura ofertados pelo polo de Alegre da UFES. Para coleta de dados, destaca-se a utilização da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da entrevista semiestruturada. A organização, análise e discussão dos dados fundamentou-se na técnica da triangulação, na qual os dados produzidos a partir dessas fontes, foram lidos, comparados, interpretados, objetivando categorizar as informações. Assim, foram construídas quatro categorias denominadas: Interação entre professor, tutor e aluno; Material didático; Infraestrutura de apoio e Avaliação de ensino e aprendizagem.  Os resultados da pesquisa sinalizam a existência de desafios relacionados à ausência do professor, falta de conhecimento do conteúdo pelos tutores, material didático desatualizado no curso de licenciatura em informática, avaliação da aprendizagem prejudicada, falta de materiais para a prática de ensino e defasagem tecnológica. Apesar disso, a formação de professores pela EaD no polo de Alegre tem contribuído, entre outras coisas, para diminuir a

 

desigualdade de oportunidades, melhorar a autoestima, ampliar a inclusão digital e o acesso à educação superior pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Casaro Erthal, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), Mestrado em Ciências Naturais, na linha de pesquisa Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006) e Doutorado em Ciências Naturais, na linha de pesquisa Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações