A pedagogia da alternância na França: de uma discreta experiência a institucionalização na educação profissional

Autores

  • Luciane Teixeira da Silva Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.33617

Resumo

O artigo trata da Pedagogia da Alternância desenvolvida na França. Por meio de revisão bibliográfica foi possível identificar três momentos da Alternância neste país. A primeira experiencia com a Alternância, de caráter popular, baseado na organização dos movimentos sociais e da Igreja Católica; o início do processo de institucionalização e por fim desde os anos 80 até momento atual onde a alternância é identificada como uma via pedagógica primordial para o ingresso no mercado de trabalho. A Alternância é um conceito em processo de evolução e atualmente se constitui como o caminho de excelência para a Educação Profissional na França.

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Biografia do Autor

Luciane Teixeira da Silva , Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas a Escola de Gramsci – Ufscar. Bolsista Capes. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0495011691036166, ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8967- 6298.

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Publicado

30-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil