Estratégias diferenciadas para o ensino de microrganismos
Palavras-chave:
Microrganismos; Textos de Divulgação Científica; Estratégia de EnsinoResumo
Neste estudo, apresentam-se as concepções dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental sobre microrganismos, suas relações com o meio ambiente e a saúde. A análise foi realizada por duas professoras de Ciências, na E. M. E. F. São Miguel, localizada no interior de Cândido Godói/RS e na E. M. E. F. Moises de Souza Pires Mosmann, localizada na cidade de Parobé/RS. Realizou-se inicialmente um levantamento das concepções prévias dos alunos sobre a temática microrganismos, através de um questionário semiestruturado. Em um segundo momento foram desenvolvidas estratégias de ensino com o uso de Textos de Divulgação Científica, retirados na Revista Ciência Hoje para Crianças e a aplicação de um jogo didático que abordam conceitos e fatos do cotidiano relevantes à temática estudada. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem dificuldades em compreender a existência de diferentes microrganismos no meio em que vivemos, e muitas vezes não conseguem relacionar fatos do seu dia a dia, e, que esses seres microscópicos também podem trazer benefícios para a saúde.
Downloads
Referências
ABREU, E. O. Você sabia que existem bactérias que produzem plástico? Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 207, p. 17, nov. 2009.
BONOMO, A., CUNHA, J. M. Por que temos de tomar banho? Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 176, p. 20, jan./fev. 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2021.
CASSANTI, A. C. et al. Microbiologia democrática: estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores. Acesso em 08 de nov. de 2018 em: <http://botanicaonline.com.br/geral/arquivos/cassantietal2008%20microbiologia.pdf>. São Paulo, 2018.
COSTA, K. F. S., MEDEIROS, L. C. Por que algumas bactérias são aliadas da saúde? Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 217, p. 12, out. 2010.
DELIZOICOV, D. ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1990.
DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J., PERNAMBUCO, M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FOUCAMBERT, J. Modos de ser leitor: Aprendizagem e ensino da leitura no ensino fundamental. Tradução Lucia P. Cherem e Suzete P. Bornatto. Curitiba: UFPR, 2008.
FRAGA, F. B. F. F., ROSA, R. T. D. Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica. Ciência & Educação. Bauru, 2015, v. 21, n. 1. p. 199-218. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320150010013>.
GOMES, V. B. Divulgação científica na formação inicial de professores de química. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências), Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
GUIMARÃES, J. P., BORGES, R. G. Por que devemos vacinar os animais? Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 186, p. 20, dez. 2007.
LIMA, M. E. C. C. Por que alimentos, cosméticos e medicamentos estragam? Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 225, p. 17, jul. 2011.
MICHELETTI NETO, J. C. Por que os alimentos mofam? Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 195, p. 12, out. 2008.
MORÁN. J. Mudando a educação com metodologias ativas. Revista Convergências Midiáticas: Educação e Cidadania. v.2. UEPG, 2015.
MOREIRA, M. A. A Teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. In: MASINI, E. S; MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa. São Paulo: Vetor Editora, 2008. Cap. 1. p. 15-44
PEREIRA, L. T. Você sabia que alguns cogumelos se reproduzem de maneira parecida com as plantas? Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 198, p. 11, jan./fev. 2009.
QUESADO, L. B. Você sabia que a Floresta Amazônica não é responsável por grande parte do oxigênio que respiramos? Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 209, p. 20, jan./fev. 2010.
ROEHE, P. M. Por que alguns vírus são mutantes? Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 246, p. 12, jun. 2013.
SILVA, A. M. P. Você sabia que cheirinho de terra molhada é obra de bactérias? Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 202, p. 7, jun. 2009.
SILVA, J. T. Por que o bolo cresce no forno? Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 175, p. 17, dez. 2006.
SIQUEIRA, S. C., MACRAE, A. Por que microrganismos são importantes para as plantas? Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 221, p. 12, mar. 2011.
STAMM, T. F. T., MARTINS, J. L. C. Abordagem de Microrganismos em Livros Didáticos de Ciências. Revista Research, Society and Development, v.9. n.4. Vargem Grande Paulista, 2020.
ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso de divulgação científica. Campinas: Autores associados, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.