Entendendo o funcionamento do sistema imune
Resumo
A imunologia é um dos campos da biologia dedicados ao estudo do sistema imune, com o objetivo de conhecer as células e diferentes estruturas envolvidas nos processos fisiológicos de defesa do organismo e relacioná-las com as diferentes estruturas corporais que atuam nesses processos, evidenciando as suas principais funções e características, foi proposta a utilização de uma sequência didática investigativa (SDI), como ferramenta de auxílio educacional. A SDI foi aplicada de forma remota, devido a Pandemia da Covid-19, a estudantes da segunda série do Ensino Médio Integral, de uma escola na cidade de Vitória, município do Estado do Espírito Santo, em três etapas: a primeira, relacionada à problematização, analisando-se a situação problema para elaboração de hipóteses e registro; a segunda, dedicada à resolução dos problemas, a fim de promover evidências que sustentam ou não as suas conjecturas iniciais; na terceira, houve a sistematização dos saberes com socialização das hipóteses, resultados e conclusões. Observou-se que essa atividade se torna necessária no contexto escolar, pois ao se basear na concepção investigativa propicia aos estudantes partirem de seus conhecimentos prévios para elaboração de novos saberes, desenvolvendo suas próprias ideias e colocando-as em discussão. De fato, proporciona um aprendizado instintivo para o científico, ao ponto de compreenderem os saberes já estruturados ao longo do tempo, e assim, colocarem seu protagonismo em prática.
Downloads
Referências
ANDRADE, V. A.; ARAÙJO-JORGE, T. C.; COUTINHO-SILVA, R. Concepções discentes sobre Imunologia e sistema imune humano. Investigações em Ensino de Ciências - IENCI, 21(3): 01-22, 2016.
ASAFE, M. Bactérias colocam em risco a vida de crianças prematuras. UNIALFA, 2017. Disponível em: https://www.unialfa.com.br/tudounialfa/publicacao/caderno-3/edicoes/bacterias-colocam-em-risco-a-vida-de-criancas-prematuras. Acesso em 03 de nov. de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BARRETO, C. M. B.; TEIXEIRA, G. A. P. B. Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico. RBECT, 6(1): 01-18, 2013.
BUSH, L. M. Desenvolvimento de infecção. Manual MSD: versão saúde para a família, 2020. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/biologia-das-doen%C3%A7as-infecciosas/desenvolvimento-de-infec%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 03 de nov de 2020.
CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, 164 p.
COSTA, M. K. da S. Ensino por investigação: problematizando uma aula de magnetismo. Revista Vivências em Ensino de Ciências. 1ª Edição Especial, nº 1. ISSN 2595 - 7597
https://periodicos.ufpe.br/revistas/vivencias
DELVES, P. J. Considerações gerais sobre o sistema imunológico. Manual MSD: versão saúde para a família, 2020. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/doen%C3%A7as-imunol%C3%B3gicas/biologia-do-sistema-imunol%C3%B3gico/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-o-sistema-imunol%C3%B3gico. Acesso em 03 de nov. de 2020.
FARIAS, E. M.; SILVA, A. T. M.; SILVA, R. A.; NEVES, R. F. Sequência didática para o Ensino Médio a partir da relação entre a herança dos sanguíneos e o sistema imunológico. Experiências em Ensino de Ciências, v.16, n. 2, 2021. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/913/811. Acesso em: 06 de Jul. 2022.
FILHO, M. A. V.; SANTOS, P. C.; MAIA, A. M. L. R. Imunocards: aprendendo as defesas do organismo jogando. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, 2022. ISSN 2525-3409. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i2.26020. Acesso em 09 de Jul. 2022.
IMMUNO RUSH. 2016. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.manifesto.usp.immunorush&hl=pt_BR&gl=US Acesso em: 14 de nov. de 2020.
KAHOOT. 2020. Disponível em: https://kahoot.com/. Acesso em 14 de nov. de 2020.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D.; TRIVELATO, S. L. F. Elaboração de uma atividade de ensino por investigação sobre o desenvolvimento de linfócitos B. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - X ENPEC, Águas de Lindóia, SP - 24 a 27 de nov. de 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1502-1.PDF. Acesso em: 26 nov. 2020.
MOURA, A. L. de P.; AZEVEDO, J.; TOSTES, R. Immuno Rush: utilizando games na difusão do conhecimento. In: 5° Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC), 2018, Campinas. Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2018. Disponível em: https://proceedings.science/edicc-2018/papers/immuno-rush--utilizando-games-na-difusao-do-conhecimento. Acesso em: 26 nov. 2020.
O que é sistema imunológico. BRASIL – Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv/o-que-e-sistema-imunologico. Acesso em 02 de nov. de 2020.
ROITT, I. M.; DELVES, P. J.; MARTIN, S. J.; BURTON, D. R. Fundamentos da Imunologia. Tradução por Carlos Henrique de A. Cosendey, Cláudia Lúcia Caetano de Araújo; Revisão técnica Arnaldo Feitosa Braga de Andrade. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, Grupo Editorial Nacional - GEN, 12ª ed. 2013, 568 p.
TOLEDO, K. A.; MAZALI, G. S.; PEGORARO, J. A.; ORLANDO, J.; ALMEIDA, D. M. O uso de história em quadrinhos no ensino de Imunologia para a Educação Básica de nível médio. Inter-Ação, 41(3): 565 - 584, 2016.
Tudo sobre o sistema imunológico. Super interessante, 2020. Disponível em: https://super.abril.com.br/tudo-sobre/sistema-imunologico/. Acesso em 04 de nov. de 2020.
SASSERON, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação:
relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências,
Belo Horizonte, MG, 17(esp), 49–67. http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117201517s04.
SANTOS, J. F. M. Alfabetização científica em um contexto de pandemia: a abordagem do sistema imunológico no ensino médio. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, 2021.
SENECA. 2020. Disponível em: https://senecalearning.com/pt-BR/. Acesso em 14 de nov. de 2020.
SILVA, S. E. M. Vacinação e a apropriação do conhecimento imunológico por alunos do ensino médio: uma abordagem em pesquisa-ação. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Biológicas. PROFBIO - Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. Belo Horizonte, 2019, 92 p.
VARELLA, D. Dor de garganta. UOL: Portal Drauzio Varella, 2020. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/dor-de-garganta/. Acesso em: 02 de nov. de 2020.
YARAK, A. Como funcionam as vacinas e por que uma dose nem sempre é suficiente. Tilt UOL, 2017. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2017/09/19/clique-ciencia-como-agem-as-vacinas-e-por-que-precisamos-de-varias-doses.htm?cmpid=copiaecola&cmpid=copiaecola. Acesso em 02 de nov. de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.