Ensino de biomoléculas

uma prática fundamentada no ensino investigativo e na neuropsicopedagogia

Autores

  • Josieli Parteli Capaz CEUNES/UFES
  • Viviana Borges Corte
  • Dalana Campos Muscardi

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i13.36484

Palavras-chave:

Investigação; Ensino Médio; Proposta didática; Protagonismo

Resumo

Resumo: O presente trabalho consiste em uma proposta didática para o ensino do conteúdo de biomoléculas na primeira série do Ensino Médio. Esta proposta é fundamentada no ensino por investigação e nos estudos da neuropsicopedagogia, consistindo em uma estratégia pedagógica que permite romper com a educação bancária e tornar o estudante protagonista na construção do seu próprio aprendizado. A atividade proposta possui três etapas: contextualização e elaboração de hipóteses, investigação, e sistematização dos conhecimentos. Espera-se que a atividade investigativa proposta auxilie professoras e professores na condução de um processo de ensino-aprendizagem libertador e que desperte nos estudantes maior motivação, facilitando também a compreensão do conteúdo de biomoléculas.

Palavras Chaves: Ensino por investigação, neuropsicopedagogia, biomoléculas.

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Publicado

27-10-2022