Meu metabolismo que lute!

Conhecendo o caminho do carbono para a geração de energia na célula

Autores

  • Matheus Oliveira Póvoas Secretaria de Educação do Estado da Bahia - SEC BA
  • Elisa Mitsuko Aoyama Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Marcos da Cunha Teixeira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Karina Carvalho Mancini Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Paola Rocha Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i13.36633

Palavras-chave:

energia celular; inter-relação entre química e biologia; educação básica; ensino de bioquímica; ensino por investigação; método científico

Resumo

A Bioquímica tem por objetivo esclarecer a forma e o papel biológico dos mecanismos e os processos químicos ocorridos nos organismos. O conjunto de todas as transformações químicas encontradas em organismos vivos é chamado de metabolismo. A maioria dos seres vivos obtêm energia por meio de processos metabólicos que envolvem a oxidação do carbono oriundo de nutrientes carbonados. A compreensão do funcionamento destas reações bioquímicas é importante para o entendimento da dinâmica entre o ambiente e organismos para os processos de obtenção de energia e de produção de moléculas, entretanto tais conhecimentos ocorram superficialmente dentro das escolas, de forma pouco explorada. Este trabalho objetiva-se apresentar uma proposta de atividade investigativa para ser aplicada em estudantes do ensino médio, visando o entendimento sobre as interações existentes entre as formas de obtenção de compostos orgânicos bioquímicos e de produção de energia nas células, com a compreensão dos processos químicos e biológicos relacionados; além disto, a atividade possibilita o estímulo à criticidade no desenvolvimento do método científico a partir da pergunta norteadora: “Como o motor do carro funciona? ”. A proposta é o desenvolvimento de uma Sequência Didática Investigativa sobre os processos de obtenção de energia na célula, de forma a envolver os alunos em análises e discussões, a partir da problematização e posterior levantamento de hipóteses e pesquisa, culminando com a produção de quebra-cabeça ilustrado sobre os processos metabólicos envolvidos na discussão.

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Publicado

27-10-2022