A criatividade na escola
a importância dos mediadores simbólicos segundo L. S. Vigotski
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.37668Palavras-chave:
Criatividade; Mediação simbólica; Signos; Desenho; Escrita; Teatro.Resumo
Este artigo surgiu da necessidade de compreender a criatividade na escola por meio de mediadores simbólicos, a saber os signos (desenho, escrita, teatro). L.S. Vigotski importante psicólogo e educador do século XX deixou sua contribuição a respeito do trabalho com signos a ser realizado pelo âmbito escolar. Portanto o objetivo dessa pesquisa foi trazer o pensamento do autor soviético sobre signos mediadores e como os mesmos podem ser trabalhados em sala de aula. Esses signos podem ser excelentes auxiliares no desenvolvimento da criatividade nos escolares, entendendo que toda a atividade humana não se restringe apenas a mera reproduções, mas o ser humano é um ser que está em constante processo de criação. Vigotski destaca que para o desenvolvimento de sujeitos criativos os professores em seu trabalho com os signos devem entender que o desenho, a escrita e o teatro devem surgir da necessidade e os escolares devem compreender a real necessidade de usar tais instrumentos psicológicos para depois saber como operar com os mesmos. Nesse sentido saber desenhar, escrever e encenar vai muito além, decorre de um processo complexo e prolongado, requer que o sujeito esteja completamente envolvido com o processo e tal atividade. Para responder ao objetivo proposto este trabalho realizou uma pesquisa de cunho bibliográfico de textos de Vigotski que versam sobre a temática escolhida.
Downloads
Referências
MARQUES, P. N. O Vygótski incógnito: escritos sobre arte (1915-1926). 2015. Tese ( Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura Russa, Universidade de São Paulo, São Paulo. 307 p.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. 561 p.
VIGOTSKI, L. S. A pré-história da linguagem escrita. In______. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 125-145.
VIGOTSKI, L. S. Criatividade e imaginação. In______. Imaginação e criatividade na infância. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014, p. 1-7.
VIGOTSKI, L. S. A criatividade teatral na idade escolar. In______. Imaginação e criatividade na infância. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014, p. 88-93.
VIGOTSKI, L. S. O desenho na infância. In______. Imaginação e criatividade na infância. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014, p. 95-112.
VIGOTSKI, L. S. A criatividade literária na idade escolar. In______. Imaginação e criatividade na infância. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014, p. 51-85.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tatiana Teixeira Jorge, Ailton Pereira Morila
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.