Exonerações de professores da rede municipal de ensino de Santa Maria/RS e os fatores contribuintes para o abandono da carreira docente
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.37887Resumo
No presente artigo, teve-se como objetivo investigar a ocorrência de exonerações de professores da rede municipal de ensino de Santa Maria/RS, analisar os fatores que influenciaram uma amostra de professores exonerados, no período de 2014 a 2018, ao abandono da carreira docente. A pesquisa realizada foi um estudo de caso, de abordagem quali-quantitativa. Na coleta de dados, foram utilizadas as seguintes técnicas: questionário on-line e entrevista. Os resultados revelam um número de 62 pedidos de exoneração. Os participantes do estudo são, em sua maioria, do sexo feminino, possuem pós-graduação em nível de doutorado e passaram em concursos federais. Conclui-se que a ascensão profissional, as condições e a sobrecarga de trabalho são os fatores mais relevantes para o abandono da carreira docente, no município de Santa Maria/RS, no período analisado neste estudo.
Downloads
Referências
BARBOSA, A. Os salários dos professores brasileiros: implicações para o trabalho docente. 2011. 208 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/101508. Acesso em: 16 out. 2018.
BASSI, I. B. Absenteísmo. In: OLIVEIRA et al. (org.). Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente da UFMG (GESTRADO). Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2010.
CASSETTARI, N.; SCALDELAI, V. F.; FRUTUOSO, P. C. Exoneração a pedido de professores: estudo em duas redes municipais paulistas. Educação & Sociedade, v. 35, n. 128, p. 629-996, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v35n128/0101-7330-es-35-128-00909.pdf. Acesso em: 13 out. 2018.
ESTEVE, J. M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto, 1999.
GATTI, B. A. et al. (pesq.). Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, 2014.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.
LAPO, F. R.; BUENO, B. O. Evasão docente e abandono da profissão: um estudo com professores do magistério público do Estado de São Paulo. Educação em Debate, v. 2, n. 42, p. 30-42, 2001. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14609. Acesso em: 12 set. 2018.
LAPO, F. R.; BUENO, B. O. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 65-88, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16830.pdf. Acesso em: 2 out. 2018.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Disponível em: https://www.mec.gov.br/. Acesso em: 26 mar. 2020.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
OCDE – ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Professores são importantes: atraindo, desenvolvendo e retendo professores eficazes. São Paulo: Moderna, 2006.
PAGANI, G. Quando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração docente na rede estadual de ensino de São Paulo. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado da Faculdade de Ciências e Letras) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Araraquara: UNESP, 2019. Acesso em: 23 mar. 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/182342/pagani_g_me_arafcl.pdf?sequence=3&isAllowed=y.
REBOLO, F. Do mal-estar docente ao abandono da profissão professor: a história de Estela. Série-Estudos, n. 33, p. 143-163, 2012. Disponível em: file:///D:/Downloads/85-864-1-PB.pdf. Acesso em: 14 out. 2018.
TAVARES, E. D. et al. Projeto de qualidade de vida: combate ao estresse do professor. [S.l.: s.n], 2007. Disponível em: http://www.unicamp.br/fef/espec/hotsite/gqve/TCC_GustavoElmaLuciaCi.madon.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.
VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, n. 44, p. 203-220, 2014. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/tematicas/article/view/2144/1637. Acesso em: 14 out. 2018.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e método. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lilian Wagner, JANAÍNA PEREIRA PRETTO CARLESSO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.