Educação não formal e comunitária

um relato de experiência no Centro de Atendimento Psicossocial de São Mateus - ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38960

Palavras-chave:

Educação não formal; Educação Comunitária; Educação Social

Resumo

Este trabalho busca apresentar as vivências do Estágio Supervisionado em Educação em Contextos não Escolares, do Curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, o qual foi realizado no Centro de Atendimento Psicossocial de São Mateus Álcool e Drogas  - CAPS/AD, entre os meses de maio e julho de 2022. Como aporte teórico, temos as contribuições de Gohn (2009; 2010) que traz o cerne da educação não formal como elemento constitutivo de formação a partir do cotidiano, além da educação comunitária que visa o desenvolvimento de práticas cidadãs, solidárias de recuperação de autoestima e de valores. Por outro lado, Freire (2013) comenta a respeito da conscientização através da práxis.  Durante o estágio, foi observada a dinâmica de trabalho e o grupo dos pacientes que faziam parte do projeto de horta e, posteriormente, foi realizado um projeto de saúde, autocuidado e alimentação saudável, o qual dialogava com a realização da horta. Dessa maneira, foram realizadas, durante três dias, as seguintes ações: organização do espaço, palestras e dinâmicas sobre tais temáticas e posteriormente finalizamos um sarau que contou com leitura de poesias e expressão dos pacientes. Por fim, a experiência contribuiu, de grande valia, para a promoção da saúde, autocuidado e alimentação saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erick Carlos da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Acadêmico do curso de Pedagogia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES). Atualmente é Assistente de Aluno, lotado na Coordenadoria de Gestão Pedagógica, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus São Mateus. Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Educacionais – (GPPE/IFES).

Ailton Pereira Morila, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).  Professor associado do Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisador do Prometheus –  Núcleo de Estudos Críticos (UFES). Professor permanente do Programa de pós-graduação em Ensino na Educação Básica do CEUNES-UFES. 

Referências

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? [recurso eletrônico] / Paulo Freire; tradução Rosiska Darcy de Oliveira. - [1. ed.] - Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2013. recurso digital.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais / Maria da Glória Gohn. São Paulo: Cortez, 2010 - (Coleções questões da nossa época; v. 1).

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, educador (a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009. Disponível em:https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1/5Acesso em 15 jul. 2022

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. CAPS NO ESPÍRITO SANTO. Observatório Capixaba. (Online) Disponível em: https://ocid.es.gov.br/caps-no-espirito-santo. Acesso em 12 jun. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia na Modalidade Licenciatura. São Mateus/ES, 2011.

Downloads

Publicado

26-12-2022

Edição

Seção

Relatos de experiência