Uma proposta e relato de eletiva com a experiência de construção de ponte de palito de picolé

Autores

Palavras-chave:

Eletiva; Ponte de palito; Novo Ensino Médio; Prática experimental

Resumo

O presente trabalho busca relatar a experiência da construção de ponte de palito na disciplina de eletiva, que compõe os itinerários informativos do Novo Ensino Médio e a necessidade de despertar nos alunos o interesse pelo estudo tecnológico, para o estimulo do raciocínio lógico e a vivencia de tarefas reais na área de Engenharia, possibilitando aos alunos um interesse na visão do futuro. Com esse objetivo, realizou a eletiva com intuito de observar a aprendizagem e promoção da construção ativa do conhecimento pelos alunos através das etapas da construção desde a elaboração do projeto, montagem das pontes, até o dia da competição. De forma que os alunos foram encorajados a relacionar os novos conhecimentos com seus conhecimentos prévios e experiências pessoais, construindo assim um entendimento sobre as estruturas e situações do dia-a-dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Plano de Implementação. DIRETRIZES PEDAGÓGICAS: Novo Ensino Médio Capixaba. 2022. Disponível em: https://novoensinomedio.sedu.es.gov.br/Media/NovoEnsinoMedio/Arquivos/PLI%20NOVO%20ENSINO%20M%C3%89DIO%20VERSAO%20MEC.pdf

HIBBELER, R.C. Resistência dos materiais. 7.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009

SILVA, J. B da; A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel: uma análise das condições necessárias. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Brasil) 2020.

MENDES, Dagma K. Malheiros; JUNIOR, Anoli B. Martins; RODRIGUES, Luis K.; CUENCA, Fernando R. Análise estrutural – experimental em pontes de palito de picolé. XVIII Seminário Internacional de Educação no Mercosul. 2018.

PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana et al. Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa , v. 18, n. 2, pág. 48-63, 2020.

Downloads

Publicado

21-12-2023