Despertando Saberes Sustentáveis
Explorando a Prática do Tema Gerador no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – ES
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.45011Palavras-chave:
Educação rural; Tema Gerador; Interdisciplinaridade; Identidade camponesa; Aprendizagem significativa.Resumo
Este estudo investiga a prática do Tema Gerador no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB), no Espírito Santo, e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem e na afirmação da identidade camponesa dos estudantes. A metodologia adotada integra a interdisciplinaridade entre componentes curriculares comuns e ciências agrárias, com a escolha de temas relevantes para a comunidade local, como agricultura e agroecologia. Os resultados indicam que essa abordagem pedagógica promove uma aprendizagem significativa e contextualizada, além de fortalecer a identidade camponesa dos alunos. Conclui-se que o Tema Gerador é uma estratégia eficaz para a educação no campo, pois conecta teoria e prática de forma coerente e significativa.
Downloads
Referências
BORGES, Roberta Rocha. Do projetar o contexto investigativo ao maravilhar-se: quais caminhos seguir? ed. Campinas, SP. 148 Educação, 2017. ISBN: 978-85-5570-008-8. Disponível em: https://www.nepp.unicamp.br/upload/documents/publicacoes/b454c420ba37b7ab08ac07051ba6eeb8.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2024.
CORAZZA, S. Construtivismo: que lugar é este? Educação & Realidade, Porto Alegre, 19 (1): 121-124, 1994.
CORAZZA, S. M. Tema Gerador: concepção e práticas (3ª ed.). Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil: Unijuí, 2003.
COSTA, J. M.; PINHEIRO, N. A. M. O ensino por meio de Temas-Geradores: A Educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p. 37-44, 2013. Disponível em: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/a0b2784d-459c-44ba-88fb-6e64a7b5895a/content. Acesso em: 2 de mai de 2024.
FERREIRA, L. I.; SILVERIO, T. C.; PILON, P. Interdisciplinaridade no CEIER/ Águia Branca (ES): a cunicultura como instrumento pedagógico no curso técnico em agropecuária. In: FOERST, Erineu; JESUS, José Pacheco de. (Orgs.). Educação do Campo: 35 Anos dos Ceier's-Culturas, Saberes e Pesquisas - 1. ed. - Curitiba: Appris, 2020. 359 p.; 23 cm (Educação & Culturas), p. 227-254.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido (17ª ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (25ª ed.). São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MUSCARDI, D. C.; ARNHOLZ, E. Quem gera o Tema Gerador? O Necessário Protagonismo Estudantil na Construção de Temas Geradores na Escola do Campo. Ensaio - Pesquisa em Educação e Ciências, Belo Horizonte, 2023. https://www.scielo.br/j/epec/a/tMvvhbpFygDYGxZLZSkBw5J/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 de mai 2024.
OLIVEIRA, E. B. et al.Temas geradores como contribuição metodológica para a prática docente. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, n. 2, maio 2017.
ESPÍRITO SANTO. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca/CEIER-AB. Superintendência Regional de Educação de Barra de São Francisco SRE/BSF – Secretaria de educação do Espírito Santo – SEDU, 2020-2024.
ESPÍRITO SANTO. Plano de Ação – Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca/CEIER-AB. Superintendência Regional de Educação de Barra de São Francisco SRE/BSF – Secretaria de educação do Espírito Santo – SEDU, 2023.
ESPÍRITO SANTO. Currículo do Espírito Santo 2020. Secretaria Estadual De Educação Do Espírito Santo – SEDU. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1B41xYpgWgvZGd8dccl6lDtOkjHL4jjC5/view?pli=1. Acesso em: 02 de mai de 2024.
REIS, F. A. F. Historicidade do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – ES: Uma leitura a partir da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado). -- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, 2017.
SILVA, I do C. A. Ressignificar a formação continuada de educadores em seu cotidiano escoar: Um olhar a partir da metodologia práxis pedagógica. Dissertação (mestrado em Educação) - Centro Universitário La Salle - UNILASSALLE, Canoas, 2009. Disponível em: https://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/586/1/iasilva.pdf. Acesso em 26 de junho de 2024.
SILVA, A. Z.; SILVA JUNIOR, J. A.; SILVA, M. L. R. Tema gerador: uma abordagem da metodologia de ensino com base na leitura da epistemologia freiriana. Sér.-Estud., Campo Grande, v. 27, n. 60, p. 307-321, maio 2022 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200307&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 02 maio 2024. Epub 30-Ago-2022.
VASCONCELOS, C. Metodologia dialética em sala de aula. Revista Educação. AEC: Brasília. abril de 1992, nº 83.
TEIXEIRA, A. (2007). Educação não é privilégio. São Paulo: Editora UNESP.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 RENAN ELVIS CRIVELLARO, FRANKLIN NOEL DOS SANTOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.