Despertando Saberes Sustentáveis

Explorando a Prática do Tema Gerador no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – ES

Autores

  • Renan Elvis Crivellaro
  • Franklin Noel dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.45011

Palavras-chave:

Educação rural; Tema Gerador; Interdisciplinaridade; Identidade camponesa; Aprendizagem significativa.

Resumo

Este estudo investiga a prática do Tema Gerador no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB), no Espírito Santo, e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem e na afirmação da identidade camponesa dos estudantes. A metodologia adotada integra a interdisciplinaridade entre componentes curriculares comuns e ciências agrárias, com a escolha de temas relevantes para a comunidade local, como agricultura e agroecologia. Os resultados indicam que essa abordagem pedagógica promove uma aprendizagem significativa e contextualizada, além de fortalecer a identidade camponesa dos alunos. Conclui-se que o Tema Gerador é uma estratégia eficaz para a educação no campo, pois conecta teoria e prática de forma coerente e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franklin Noel dos Santos

Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui  graduação  em  Licenciatura  Ciências  Biológicas  pela  Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em Ciências (Biociências  Nucleares)  pela  Universidade  do  Estado  do  Rio  de  Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia, Sistemática  e  Biogeografia  de  Mollusca.  Curadoria.  Oceanografia  Biológica. Pesca de Arrasto. Dragagem de Fauna Marinha. Tem experiência na área de Educação  com  ênfase  em  Educação  Ambiental,  Formação  de  Professor  de Ciências  e  Biologia.  Formação  Continuada.  Ensino  na  Educação  Básica.

Referências

BORGES, Roberta Rocha. Do projetar o contexto investigativo ao maravilhar-se: quais caminhos seguir? ed. Campinas, SP. 148 Educação, 2017. ISBN: 978-85-5570-008-8. Disponível em: https://www.nepp.unicamp.br/upload/documents/publicacoes/b454c420ba37b7ab08ac07051ba6eeb8.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2024.

CORAZZA, S. Construtivismo: que lugar é este? Educação & Realidade, Porto Alegre, 19 (1): 121-124, 1994.

CORAZZA, S. M. Tema Gerador: concepção e práticas (3ª ed.). Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil: Unijuí, 2003.

COSTA, J. M.; PINHEIRO, N. A. M. O ensino por meio de Temas-Geradores: A Educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p. 37-44, 2013. Disponível em: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/a0b2784d-459c-44ba-88fb-6e64a7b5895a/content. Acesso em: 2 de mai de 2024.

FERREIRA, L. I.; SILVERIO, T. C.; PILON, P. Interdisciplinaridade no CEIER/ Águia Branca (ES): a cunicultura como instrumento pedagógico no curso técnico em agropecuária. In: FOERST, Erineu; JESUS, José Pacheco de. (Orgs.). Educação do Campo: 35 Anos dos Ceier's-Culturas, Saberes e Pesquisas - 1. ed. - Curitiba: Appris, 2020. 359 p.; 23 cm (Educação & Culturas), p. 227-254.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido (17ª ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (25ª ed.). São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MUSCARDI, D. C.; ARNHOLZ, E. Quem gera o Tema Gerador? O Necessário Protagonismo Estudantil na Construção de Temas Geradores na Escola do Campo. Ensaio - Pesquisa em Educação e Ciências, Belo Horizonte, 2023. https://www.scielo.br/j/epec/a/tMvvhbpFygDYGxZLZSkBw5J/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 de mai 2024.

OLIVEIRA, E. B. et al.Temas geradores como contribuição metodológica para a prática docente. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, n. 2, maio 2017.

ESPÍRITO SANTO. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca/CEIER-AB. Superintendência Regional de Educação de Barra de São Francisco SRE/BSF – Secretaria de educação do Espírito Santo – SEDU, 2020-2024.

ESPÍRITO SANTO. Plano de Ação – Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca/CEIER-AB. Superintendência Regional de Educação de Barra de São Francisco SRE/BSF – Secretaria de educação do Espírito Santo – SEDU, 2023.

ESPÍRITO SANTO. Currículo do Espírito Santo 2020. Secretaria Estadual De Educação Do Espírito Santo – SEDU. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1B41xYpgWgvZGd8dccl6lDtOkjHL4jjC5/view?pli=1. Acesso em: 02 de mai de 2024.

REIS, F. A. F. Historicidade do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – ES: Uma leitura a partir da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado). -- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, 2017.

SILVA, I do C. A. Ressignificar a formação continuada de educadores em seu cotidiano escoar: Um olhar a partir da metodologia práxis pedagógica. Dissertação (mestrado em Educação) - Centro Universitário La Salle - UNILASSALLE, Canoas, 2009. Disponível em: https://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/586/1/iasilva.pdf. Acesso em 26 de junho de 2024.

SILVA, A. Z.; SILVA JUNIOR, J. A.; SILVA, M. L. R. Tema gerador: uma abordagem da metodologia de ensino com base na leitura da epistemologia freiriana. Sér.-Estud., Campo Grande, v. 27, n. 60, p. 307-321, maio 2022 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200307&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 02 maio 2024. Epub 30-Ago-2022.

VASCONCELOS, C. Metodologia dialética em sala de aula. Revista Educação. AEC: Brasília. abril de 1992, nº 83.

TEIXEIRA, A. (2007). Educação não é privilégio. São Paulo: Editora UNESP.

Downloads

Publicado

26-12-2024