Desenvolvimento e Avaliação de um Curso On-line Aberto e Massivo (MOOC) no Projeto Rio Doce Escolar sobre Clubes de Ciências no Contexto da Educação Ambiental

Autores/as

  • Andressa Antônio de Oliveira Universidade Federal do Espirito Santo https://orcid.org/0000-0002-0720-655X
  • Clovés Lins Vicente Instituto Federal do Espírito Santo- Campus Vila Velha
  • Isaura Alcina Martins Nobre
  • Marize Lyra Silva Passos

DOI:

https://doi.org/10.47456/r9t9sq79

Palabras clave:

MOOC; Educação à distância; Clubes de Ciências; Projeto Rio Doce Escolar

Resumen

O presente estudo descreve o desenvolvimento e avaliação do curso MOOC “Clubes de Ciências como Espaço de Aprendizagem para a Educação Ambiental”, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar. O curso foi elaborado com base no modelo ADDIEM, uma adaptação do modelo ADDIE, e direcionado a educadores ambientais nas regiões afetadas pelo crime ambiental do Rio Doce, no estado do Espírito Santo. Organizado em três módulos, o curso promoveu a disseminação de conhecimentos sobre Clubes de Ciências, com ênfase em sua aplicação para a educação ambiental. A pesquisa contou com a participação de 33 cursistas, dos quais 22 concluíram o curso, respondendo ao questionário de avaliação. Os resultados demonstram que o curso cumpriu seu objetivo, sendo considerado relevante pelos participantes, que destacaram a clareza do conteúdo e a qualidade dos materiais apresentados. O MOOC se mostrou uma ferramenta eficaz para a promoção da educação ambiental e da popularização dos Clubes de Ciências em diferentes contextos educacionais.

Biografía del autor/a

  • Clovés Lins Vicente, Instituto Federal do Espírito Santo- Campus Vila Velha

    Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa EDUCIMAT/IFES (2022-2023). Especialista em Gestão Ambiental e Segurança no Trabalho pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2019), Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (2013) e especialista em Supervisão e Coordenação Pedagógica pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boys - ES (2010). Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Camilo - ES (2009), e graduação em Pedagogia pela Faculdade UNISABER - ES (2010). Atualmente é professor efetivo Municipal e Estadual em Marataízes.

  • Isaura Alcina Martins Nobre

    Doutora em Educação pela UFES (2013) com uma extensa formação acadêmica, incluindo um Mestrado em Informática pela UFES (2002) e Bacharelado em Ciência da Computação pela UFV/MG (1991). Além de sua experiência acadêmica, ela é a fundadora da empresa Docêncis, centrada na inovação e no desenvolvimento profissional. Desde 2014, atua como professora permanente e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) oferecido pelo Ifes, orientando projetos de pesquisa de mestrado e doutorado relacionados a práticas pedagógicas e ao uso de tecnologias na educação. Participou da comissão que implementou a Educação a Distância (EaD) no antigo CEFETES em 2004. Em 2018, assumiu a Coordenação Geral de Ensino do Cefor (Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância) do Ifes. Desempenhou o papel de Subsecretária da Subsecretaria de Planejamento e Avaliação (SEPLA/2019-2021) na Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU).

  • Marize Lyra Silva Passos

    Professora Titular e Pesquisador do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil. Trabalha com inovação pedagógica com TIC, tecnologias educacionais, metodologias ativas e avaliação de aprendizagem. Leciona em cursos técnicos para formação de educadores, na formação inicial e continuada de professores, em nível de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado profissional, nas modalidades presencial e a distância. Fez estágio pós-doutoral na Universidade de HAMK, Finlândia (2019). Tem Ph.D. em Engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2018), Ph.D. em Educação na Universidad del Norte, Paraguai (2014) e Mestrado em Informática na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil (2000). Fez o curso International Professional Teacher Education, na Universidade de Hamk, Finlândia (2022). É graduada em Engenharia de Petróleo (2006) e Administração de Empresas (1999), na Universidades de Vila Velha, Brasil. Participou dos programas de inovação pedagógica, oriundo de uma parceria entre os governo brasileiro e finlandes, VET Teachers for the Future (2016) e FiTT - Finnish Teacher Trainer Diploma (2017), nas universidades de Hamk e Tamk, Finlândia. Na área de pesquisa atua como bolsista de produtividade e coordenadora do grupo de pesquisa em Inovação e Criatividade na Educação do Ifes. Atua como professora permanente dos programas de Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

Referencias

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Publicado

26-08-2025