Desenvolvimento e Avaliação de um Curso On-line Aberto e Massivo (MOOC) no Projeto Rio Doce Escolar sobre Clubes de Ciências no Contexto da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47456/r9t9sq79Palabras clave:
MOOC; Educação à distância; Clubes de Ciências; Projeto Rio Doce EscolarResumen
O presente estudo descreve o desenvolvimento e avaliação do curso MOOC “Clubes de Ciências como Espaço de Aprendizagem para a Educação Ambiental”, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar. O curso foi elaborado com base no modelo ADDIEM, uma adaptação do modelo ADDIE, e direcionado a educadores ambientais nas regiões afetadas pelo crime ambiental do Rio Doce, no estado do Espírito Santo. Organizado em três módulos, o curso promoveu a disseminação de conhecimentos sobre Clubes de Ciências, com ênfase em sua aplicação para a educação ambiental. A pesquisa contou com a participação de 33 cursistas, dos quais 22 concluíram o curso, respondendo ao questionário de avaliação. Os resultados demonstram que o curso cumpriu seu objetivo, sendo considerado relevante pelos participantes, que destacaram a clareza do conteúdo e a qualidade dos materiais apresentados. O MOOC se mostrou uma ferramenta eficaz para a promoção da educação ambiental e da popularização dos Clubes de Ciências em diferentes contextos educacionais.
Referencias
ALARIO-HOYOS, C.; PÉREZ-SANAGUSTÍN, M.; CORMIER, D.; DELGADO-KLOOS, C. Proposal for a conceptual framework for educators to describe and design MOOCs. Journal of Universal Computer Science, v. 20, n. 1, p. 6-23, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.3217/jucs-020-01-0006. Acesso em: 10 out. 2024.
AMADO, M. V.; VIEIRA, L. S. L.; KRAUZER, K. A. F.; NUNES, A. P. Educação ambiental: o que dizem os professores capixabas da bacia do rio Doce? Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S. l.], v. 14, n. 1, 14 jun. 2024. DOI: 10.36524/dect.v14i1.2799. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2799. Acesso em: 10 out. 2024.
BARIN, C. S.; BASTOS, F. P. Problematização dos MOOC na atualidade: potencialidades e desafios. Renote: Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.44707. Acesso em: 10 out. 2024.
BATTESTIN, V.; SANTOS, P. S. Modelo ADDIEM - processo de criação de cursos MOOC. Vitória, 2019. Disponível em: Modelo ADDIEM.docx. Acesso em: 22 fev. 2021.
CASTAÑEDA, R.; GARRISON, A.; HAEBERLI, P.; CRUMP, L.; ZINSSTAG, J.; RAVEL, A.; et al. First ‘Global Flipped Classroom in One Health’: from MOOCs to research on real world challenges. One Health, v. 5, p. 37-9, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.onehlt.2018.02.001. Acesso em: 10 out. 2024.
MENEZES, C.; SCHROEDER, E. Clubes de Ciências: contribuições para a educação científica e o desenvolvimento da criatividade nas escolas. In: SCHROEDER, E.; SILVA, V. L. de S. Novos Talentos: Processos Educativos em Ecoformação. Blumenau: Nova Letra, 2014.
SKIBA, D. Disruption in higher education: Massively Open Online Courses (MOOCs). Nursing Education Perspectives, v. 33, n. 6, p. 416-417, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5480/1536-5026-33.6.416. Acesso em: 10 out. 2024.
STELLA, L. Desenvolvimento e validação de MOOC: uma abordagem quantitativa para a verificação de fatores positivos e negativos em sua aplicabilidade. 2019. 32 f. Monografia (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/19629/1/CT_INTEDUC_I_2019_32.pdf. Acesso em: 9 jul. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Andressa Antônio de Oliveira, Clovés Lins Vicente, Isaura Alcina Martins Nobre , Marize Lyra Silva Passos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.






