Alfabetização Científica e Ambiental

Práticas Educativas para os Desafios Contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46573

Palavras-chave:

educação; meio ambiente; problemas socioambientais.

Resumo

Na contemporaneidade há muitas discussões envolvendo os problemas socioambientais, clima e sustentabilidade. De acordo com o Documento Curricular do Estado do Pará e com o caderno Educação para o Meio Ambiente: Sustentabilidade e Clima, os indivíduos devem ser críticos, alfabetizados cientificamente e ambientalmente, tendo em vista o combate aos problemas socioambientais. Desta forma, este estudo tem por objetivo geral discutir sobre a alfabetização científica e a alfabetização ambiental, com enfoque na promoção de uma educação comprometida com o combate às demandas contemporâneas associadas ao meio ambiente. A parte metodológica deste trabalho se refere a uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Como resultados, ressalta-se a importância da efetivação de práticas educativas voltadas para a compreensão da realidade e defesa do meio ambiente. Deste modo, faz-se necessário um investimento na formação continuada de professores e na efetivação das políticas públicas da educação, a fim de que de fato a sociedade se torne alfabetizada cientificamente e ambientalmente.

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Biografia do Autor

Leila Katia de Souza Farias, Universidade Estadual do Pará

Licenciada em Pedagogia (UFPA), Mestranda em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia – PPGEECA/CCSE/UEPA

Taynná Nayara Barreiros Arrais, Universidade do Estado do Pará

Licenciada em Ciências Naturais – Habilitação em Física (UEPA), Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia – PPGEECA/CCSE/UEPA, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática – PPGECM/UFPR

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Publicado

14-11-2024