Alfabetização Científica e Ambiental
Práticas Educativas para os Desafios Contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46573Palavras-chave:
educação; meio ambiente; problemas socioambientais.Resumo
Na contemporaneidade há muitas discussões envolvendo os problemas socioambientais, clima e sustentabilidade. De acordo com o Documento Curricular do Estado do Pará e com o caderno Educação para o Meio Ambiente: Sustentabilidade e Clima, os indivíduos devem ser críticos, alfabetizados cientificamente e ambientalmente, tendo em vista o combate aos problemas socioambientais. Desta forma, este estudo tem por objetivo geral discutir sobre a alfabetização científica e a alfabetização ambiental, com enfoque na promoção de uma educação comprometida com o combate às demandas contemporâneas associadas ao meio ambiente. A parte metodológica deste trabalho se refere a uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Como resultados, ressalta-se a importância da efetivação de práticas educativas voltadas para a compreensão da realidade e defesa do meio ambiente. Deste modo, faz-se necessário um investimento na formação continuada de professores e na efetivação das políticas públicas da educação, a fim de que de fato a sociedade se torne alfabetizada cientificamente e ambientalmente.
Downloads
Referências
BERTOLDI, A. Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou um problema conceitual? Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020.
BRASIL. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 27 de abril de 1999. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm> Acesso em: 07 de setembro de 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Caderno Meio Ambiente: Educação ambiental. 2022. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/cadernos_tematicos/caderno_meio_ambiente_consolidado_v_final_27092022.pdf>. Acesso: 07 de setembro de 2024.
CASTILHO, A. P.; BORGES, N. R. M.; PEREIRA, V. T.. Manual de metodologia científica. 3 ed. Itumbiara: ILES/ULBRA, 2017.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
Estudo do INPE aponta que Brasil tem áreas até 3ºC mais quentes. Disponível em: x<https://adaptabrasil.mcti.gov.br/noticia/estudo-do-inpe-aponta-que-brasil-tem-areas-ate-3degc-mais-quentes > Acesso: 19/06/2024.
FARIAS, Leila Katia de Sousa; BICALHO, Frederico da Silva. A cultura da paz na escola: Educação ambiental como possibilidade para se promover a paz. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 26, p. 1-16, 2024.
FERREIRA, A.; OLIOSI, E. C. A importância do ensino de ciências da natureza integrado a história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 22, p. 195–204, 2013.
INPE recomenda ações para enfrentar desastres climáticos. Disponível em: <https://www.gov.br/inpe/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/inpe-recomenda-acoes-para-enfrentar-desastres-climaticos> Acesso: 19/06/2024.
JARDILINO, J. R. L.; MATOS, D. A. S.; SILVA, M. D. da (Orgs). Formação e políticas públicas na educação: Profissão e condição docente. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
PARÁ, Documento Curricular para Educação Infantil e Anos Iniciais do Estado do Pará. 2º ed. Pará: SEE, 2019. Disponível em: <https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/tf-documento-curricular-do-estado-do-para-educacao-infantil-e-ensinofundamental,d46efccc-e672-4463-be7c-1ff86a171d48> Acesso em: 16 de agosto de 2024.
PARÁ. Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima: Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2023. Disponível em: <https://www.seduc.pa.gov.br/site/public/upload/arquivo/saeb/caderno1_ODS_Para_ANOS_INICIAIS-fcdb9.pdf> Acesso em: 03 de setembro de 2024.
PARÁ. Política de Educação Formal para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima: Lei Nº 9.981 de 06 de julho de 2023. Disponível em: <https://www.seduc.pa.gov.br/site/public/upload/arquivo/probncc/LO9981-dee4e.pdf>. Acesso em: 03 de setembro de 2024.
ROBAINA, J. V. L. et al. Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em educação em Ciências. Vol. 1. 1. ed. Curitiba, PR: Bagai, 2021.
SANTOS, M. M. C. dos; SILVA, M. J. V. da; ALMEIDA, R. M.; ROCHA, E. C. A.; MOURA, E. R. da S.. Belém: RFB, 2024.
SASSERON, L. H; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização científica: Uma revisão bibliográfica. Investigações e ensino de Ciências. V. 16 (1), p. 59 – 77, 2011.
SALLES, F. S. F.; MACHADO, L. C. F. M. Identificando os problemas socioambientais da comunidade: O uso de registros fotográficos para a alfabetização ambiental na escola. Revista de ensino de Biologia da SBEnBio, vol 17, n. 1, p. 7 – 24, 2024.
SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: Relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49 – 67, novembro. 2015.
SILVA, V. R. da; LORENZETTI, L. A alfabetização científica nos Anos Iniciais: os indicadores evidenciados por meio de uma sequência didática. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 46, 2020.
SOARES, F J.; PEREIRA, A. B. Alfabetização ambiental como indicador de qualidade da educação ambiental: um estudo exploratório feito em Estância Velha, RS, Brasil. Acta Scientiae: Canoas, v. 6, p. 57 - 65, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Frederico da Silva Bicalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.