Músicas infantis e seus reflexos nas gerações “X”, “Y” e “Z”
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47476Palavras-chave:
Música; Geração; Memória musicalResumo
Este artigo é parte integrante de um projeto de pesquisa científica júnior intitulado “Eles ouvem, eu ouço”, que busca fazer um levantamento e análise do repertório musical de pais, professores e comunidade da EEEFM Pio XII ouvidas por várias gerações. Neste plano geracional buscamos resgatar a memória musical coletiva da comunidade e descobrir quais as mudanças ocorreram no decorrer dos anos, destacando as gerações X, Y e Z como a rede de pesquisa. A metodologia da pesquisa – qualitativa e quantitativa – se baseou em construir entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas pelos bolsistas; analisar as canções coletadas; e, como resultado final, a produção deste artigo e sua exposição.
Referências
FRANCO, Pedro Silveira; AMENT, Mariana Barbosa. A importância e os benefícios da Educação Musical na infância. Batatais, 2017.
TAG, Marta Terezinha. Som e música: corpo e movimento. Lajeado, junho de 2015.
RODRIGUES, Luzia Maria. A criança e o brincar. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Mesquita, 2009.
Geração X. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociedade/geracao-x/. Acessado 05/08/2018.
MENA, Isabela. Verbete Draft: o que é Geração Y (Millennials). Agosto, 2016. Disponível em: https://projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-geracao-y/. Acessado em 05/08/2018.
SUBTIL, Maria José Dozza. Músicas, mídias e escola: relações e contradições evidenciadas por crianças e adolescentes. Educar em revista; editora UFPR, Curitiba, Brasil, 2011.
Diante do Trono. Disponível em: http://diantedotrono.com/historia/ . acessado em:21/09/2018.
MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Rev. bras. Hist. vol.20 n.39 São Paulo, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882000000100009. Acessado em: 05/08/2018.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro/ Between past and future. São Paulo Perspectiva, 2016, 8ª edição (Debates, 64).
JABER, Maria dos Santos. O BEBÊ E A MÚSICA: Sobre a percepção e a estruturação do estímulo musical, do pré-natal ao segundo ano de vida pós-natal. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/26/dissert/817223.pdf . Acessado em 28/09/2022 às 16:10h.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 MARIANY BONOMO SEGANTINI COSME, AILTON PEREIRA MORILA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.






