A leitura de infográficos sob a luz dos multiletramentos e da abordagem multimodal
DOI:
https://doi.org/10.47456/g46zjq29Palavras-chave:
Multiletramentos; Multimodalidade; InfográficoResumo
O crescente uso de textos multimodais nos livros didáticos reflete as transformações nas práticas de leitura e interpretação da sociedade contemporânea. Entre esses textos, o infográfico se destaca por integrar elementos verbais e visuais de maneira complementar, apresentando informações de forma dinâmica e acessível. Esta pesquisa investigou como os infográficos, presentes em um livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, articulam e incorporam os recursos semióticos por meio da abordagem multimodal, além de analisar seu potencial para a prática dos multiletramentos. A metodologia adotada foi bibliográfica e qualitativa, baseada na análise dos infográficos do livro didático, com foco na interação entre os elementos semióticos da composição e na forma como os textos foram inseridos no material didático. Para isso, a pesquisa fundamentou-se nos estudos de autores como Paiva (2009, 2013, 2021), Gualberto e Santos (2019) e Kress e van Leeuwen (2021) com a Gramática do Design Visual (GDV). A GDV forneceu ferramentas que possibilitaram a análise dos aspectos composicionais, como o valor da informação, a saliência, o uso das cores, a tipografia, a moldura, o layout e a rima visual dos infográficos. Os resultados encontrados indicam que, apesar da estrutura multimodal dos infográficos, sua exploração pedagógica é limitada. Muitos infográficos não estão integrados às atividades do capítulo e, em alguns casos, aparecem apenas como um elemento de síntese-resumo, um recurso temático, sem promover efetivamente a leitura crítica e a prática dos movimentos pedagógicos dos multiletramentos. Além disso, a quantidade reduzida de infográficos no material analisado contrasta com sua relevância para o desenvolvimento de habilidades leitoras multimodais. Concluiu-se que há a necessidade de uma abordagem pedagógica que valorize a leitura integrada dos textos multimodais e aproveite com maior efetividade os infográficos como ferramentas didáticas. A pesquisa contribui para os estudos sobre multimodalidade e multiletramentos ao evidenciar lacunas na exploração desses recursos no livro didático analisado.
Referências
ASSUNÇÃO, Fábio Nunes. ARAÚJO, Antônia Dilamar. ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM INFOGRÁFICOS IMPRESSOS NA LÍNGUA INGLESA. Acta Semiótica et Lingvistica. v. 15, n.1, 39, Ed. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/actas/article/view/27886>. Acesso em 23 abr. 2024.
GUALBERTO, Clarice Lage. Multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8KNM8>. Acesso em 20 de dezembro de 2024
GUALBERTO, Clarice Lage. SANTOS, Záira Bomfante dos. Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte. Revista DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. V. 35, n. 2, 2019: Publicação continuada. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45274>. Acesso em: 20 dez. 2024.
KALANTZIS, M. COPE, B. PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.
KRESS, Gunther. Multimodality: A social Semiotic Approach o Contemporary Communication. London: Routledge, 2010.
KRESS, Gunther. van LEEUWEN, Theo. Reading images. The grammar of visual design. 3 ed. London: Routledge, 2021.
ORMUNDO, W; SINISCALCHI, C. Se liga nas Linguagens: Português. Ensino Médio. Obra específica: Língua Portuguesa. Área do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias. Manual do professor. 1ª Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2020.
PAIVA, Francis Arthuso. A leitura de infográficos da revista Superinteressante: procedimentos de leitura e compreensão. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/LETR-8SUQRL> . Acesso em: 20 out. 22.
PAIVA, Francis Arthuso. HABILIDADES DE LEITURA E LETRAMENTOS: o desempenho de estudantes no processamento da leitura de infográficos digitais. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BHNYR>. Acesso em: 30 abr. 23.
PAIVA, Francis Arthuso. Práticas de letramento e produção de sentido de layouts na multimodalidade. Revista Texto Digital, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 98-127, jan./jun. 2021. Disponível em: < https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81241>. Acesso em 21 out. 2023.
RIBEIRO, Ana Elisa. COSCARELLI, Carla Viana. Linguística Aplicada: Ensino de Português. São Paulo: Editora Contexto, 2023.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagem na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SANTOS, Zaira Bomfante dos; TIBURTINO, Vanessa. Multiletramentos e Multimodalidade: diálogos e dimensões para o ensino. Revista (Con)Textos Lingúisticos, v.12, n. 23, 2018, p. 163-182. Disponível em: < https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23178> Acesso em 05 out. 22.
SANTOS, Zaira Bomfante dos; TIBURTINO, Vanessa. As contribuições da Semiótica Social Multimodal para apreciação de infográficos digitais no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Texto Digital. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81351 . Acesso em: 12 mai. 2024
TIBURTINO, Vanessa. O ensino de leitura em língua inglesa sob a ótica dos gêneros, multiletramentos e da multimodalidade: do livro didático à prática de professores da escola pública. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica. São Mateus – 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufes.br/server/api/core/bitstreams/9ae847c9-21bc-48a8-a00c-ea7c16a979a1/content> . Acesso em: 25 jan. 2023
VÍRSIDA, Gonzalo Enrique Abio. Infográficos para o ensino de LE/LA? Análise de materiais didáticos, design e desenvolvimento de um curso para a formação de professores de espanhol no contexto brasileiro da educação básica. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – 2019. Disponível em: <http://www.poslin.letras.ufmg.br/tese_defesas_detalhes.php?aluno=1467> . Acesso em: 20 out. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leiliany Aparecida de Souza Rolim, Záira Bomfante dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.






