A Perspectiva histórica da Lei 10.639/03 – Movimentos, cenários e percursos

Autores/as

  • Manuela Brito Tiburtino Camata Universidade Federal do Espírito Santo image/svg+xml
  • Eliane Gonçalves da Costa Universidade Federal do Espírito Santo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i6.27911

Resumen

Este artigo tem como objetivo expor o percurso histórico da Lei 10639/03, a qual institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas e o ensino de literatura. Pretende-se elencar alguns apontamentos na questão da lei em si e sua efetivação, observando os discursos e as práticas que têm se constituído para as mudanças curriculares atuais. A metodologia constou de revisão bibliográfica de Nilma Lino Gomes (2005, 2011), Petronio Domingues (2007), Abdias do Nascimento (1982) e Kabenguele Munanga (2005), além da leitura da legislação. 

 

Biografía del autor/a

  • Manuela Brito Tiburtino Camata, Universidade Federal do Espírito Santo
    Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica (Universidade Federal do Espírito Santo). Graduada em Letras Português e Espanhol pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia. Especialista em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Gestão Escolar com habilitação em Administração e Supervisão. Atualmente atua como Professora do quadro efetivo de Língua Portuguesa na Escola Estadual de Ensino Médio "Dom Daniel Comboni" - Governo do Estado do Espírito Santo- SEDU. Recebeu em 2007, o Prêmio Literário "Nossa Gente, Nossas Letras", pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento. Interessada em estudos literários.
  • Eliane Gonçalves da Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. São Mateus – Brasil.

Publicado

2021-11-30

Número

Sección

Educação, filosofias, infâncias: filosofar com infâncias, resistir na escola