Sobre a Revista

Foco e escopo

Na revista Lajer são publicados artigos científicos originais relacionados com o tema energia enquadrado nas sequintes temáticas:

  1. Petróleo e Gás Natural, cobrindo toda a cadeia da indústria como prospecção, perfuração, completação, recuperação convencional, EOR, elevação artificial, garantia de escoamento, separação primária, transporte, refino;
  2. Geologia e Geofísica;
  3. Engenharias;
  4. Eficiência Energética;
  5. Energias de Baixo Carbono (renováveis);
  6. Transição Energética;
  7. Revisão de Artigos;
  8. Revisão de Livros; e
  9. Anais de congressos/conferências/simpósios.

Manuscritos podem ser submetidos nos idiomas Portugues, Inglês ou Espanhol.

Não é cobrada nenhuma taxa para publicar na revista Lajer. O processo é completamente gratuito em todas suas etapas. Os custos são absorvidos pelos seguintes orgãos que contribuem com a revista: Ufes, GPetro, capítulo estudantil SPE Ufes, Petroufes, Fapes, assim como contribuições/doações individuais.

Processo de avaliação pelos pares

Os artigos são encaminhados a um especialista para avaliação desde que o formato se enquadre nas normas da Lajer.

A decisão do avaliador é definitiva.

Periodicidade

A revista é publicada semestralmente: em junho e dezembro de cada ano.

Política de acesso livre

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Lajer iniciou suas atividades em junho de 2014 no âmbito do curso de Engenharia de Petróleo / Ufes por iniciativa de professores do curso e com apoio da então discente Cintia Cassa Libardi. Posteriormente houve a contribuição dos discentes Joelson Coelho e Hayane Amorim assim como da equipe do capítulo estudantil SPE Ufes.

Colaboradores

A continuidade do funcionamento da revista é devido à contribuição voluntária de diversas pessoas e em diversos instantes de tempo. Assim, queremos agradecer o apoio do servidor Ufes Pedro Ribeiro Figueiredo Couto e da discente da Engenharia de Petróleo Ufes Ana Caroline Cortês Soares.