Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (recomendado) ou OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os formatos descritos no item "Diretrizes para Autores", o que inclue uso do estilo Harvard para citações e referencias bibliográficas.

Diretrizes para Autores

Para facilitar o processo de avaliação dos artigos, pede-se aos autores a gentileza de atender as recomendações seguintes:
  1. Não são aceitos artigos de revisão bibliográfica.
  2. O fenômeno de interesse deve ser estudado via abordagem analítica e/ou numérica e/ou ou experimental.
  3. Prepare o manuscrito implementando as recomendações contidas no Template Lajer 2020. As citações e referências bibliográficas devem seguir (estritamente) o estilo Harvard.
  4. Envie o documento (*.docx) pelo portal da revista cadastrando corretamente a todos os autores. Inserir todos os autores no portal é a condição para que o DOI funcione corretamente permitindo seu vinculo na plataforma Lattes.
  5. Artigos não enquadrados no formato da revista ou sem o cadastro completo de todos os autores serão arquivados independente do mérito científico.
  6. Os manuscritos podem ser enviados em Português, Espanhol ou Inglês.
  7. Evite duplicidade de publicações. Quando isso for identificado o manuscrito será arquivado.
  8. Evite plágio. Ao incluir no seu manuscrito figuras, textos, dados, procedimentos, etc., utilizados de outros trabalhos por favor faça a citação. A arquivação do manuscrito ocorrerá ao ser verificado o plágio.

Verifique se alguns dos artigos já publicados na revista podem ser incluídos na sua lista de referências bibliográficas. Se seu artigo vier a ser publicado recomendamos também fazer a citação nas suas futuras publicações. Qualidade e divulgação são importantes para melhorar o qualis da revista nas próximas avaliações da Capes.

Os manuscritos recebidos passam por um filtro inicial do editor verificando duplicidade, plágio, atendimento ao formato, qualidade das figuras, qualidade do texto, dentre outros. Após esta etapa os avaliadores são convidados a emitir parecer sobre a qualidade técnica do trabalho. As observações são enviadas aos autores para incorporação ou explicação. O trabalho deve ser reenviado ao editor para nova verificação. Caso necessário os avaliadores(*) são novamente consultados. Havendo parecer final aprobatório o manuscrito entra em fase de editoração final para publicação. Em resumo, a sequência é: autor>editor>avaliador>autor>editor>avaliador*>publicação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.