Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (recomendado) ou OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os formatos descritos no item "Diretrizes para Autores", o que inclue uso do estilo Harvard para citações e referencias bibliográficas.

Diretrizes para Autores

Para facilitar o processo de avaliação dos artigos, pede-se aos autores a gentileza de atender as recomendações seguintes:
  1. Verifique se o tema abordado se enquadra em uma das temáticas (seção) da revista correlatos com o tema energia: a) Petróleo e Gás Natural, b) Geologia e Geofísica, c) Engenharias, d) Eficiência Energética, e) Energias de Baixo Carbono (renováveis), f) Transição Energética, g) Revisão de Artigos, h) Revisão de Livros, e i) Anais de congressos/conferências/simpósios. Durante a submissão é necessário a escolha da seção, por favor não selecione a opção "Artigos";
  2. Prepare o manuscrito implementando as recomendações contidas no Template Lajer 2021.  As citações e referências bibliográficas devem seguir (estritamente) o estilo Harvard;
  3. Envie o documento (*.docx) pelo portal da revista cadastrando corretamente a todos os autores. Inserir todos os autores no portal é a condição para que o DOI funcione corretamente permitindo seu vinculo na plataforma Lattes;
  4. Apenas um único autor (havendo mais autores) deve efetuar a submissão, mediante cadastro (login e senha) no portal da revista;
  5. Artigos não enquadrados no formato da revista ou sem o cadastro completo de todos os autores serão arquivados independente do mérito científico;
  6. Os manuscritos podem ser enviados em Português, Espanhol ou Inglês;
  7. Evite duplicidade de publicações. Quando isso for identificado o manuscrito será arquivado;
  8. Evite plágio. Ao incluir no seu manuscrito figuras, textos, dados, procedimentos, etc., utilizados de outros trabalhos por favor faça a citação. A arquivação do manuscrito ocorrerá ao ser verificado o plágio.

Os manuscritos recebidos passam por um filtro inicial do editor verificando duplicidade, plágio, atendimento ao formato, qualidade das figuras, qualidade do texto, dentre outros. Após esta etapa os avaliadores são convidados a emitir parecer sobre a qualidade técnica do trabalho. As observações são enviadas aos autores para incorporação ou explicação. O trabalho deve ser reenviado ao editor para nova verificação. Caso necessário os avaliadores(*) são novamente consultados. Havendo parecer final aprobatório o manuscrito entra em fase de editoração final para publicação. Em resumo, a sequência é: autor>editor>avaliador>autor>editor>avaliador*>publicação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.