Estudo do escoamento de fluidos não-Newtonianos em seções anulares excêntricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21712/lajer.2016.v3.n1.p1-9

Resumo

Resumo:O transporte de cascalhos através de fluidos de perfuração tradicionalmente tem grande destaque na indústria petrolífera. Isto devido às técnicas de perfuração direcional e horizontal, aprimoradas no fim da década de 80, apresentando uma nova perspectiva para a exploração de hidrocarbonetos, mas também trazendo um cenário mais desafiador. É frequente o uso de fluidos não-Newtonianos como agentes carreadores das partículas sólidas, devido as suas características reológicas. Este fluido atua na limpeza do poço, contribuindo para a redução do desgaste da broca e limpeza da frente de avanço. Neste estudo a estratégia para a investigação dos fenômenos envolvidos é simulação numérica, através de softwares de dinâmica de fluidos computacional (CFD). Os principais objetivos são: avaliar a influência de variáveis operacionais sobre os perfis de velocidades durante o escoamento de fluidos Newtonianos e não-Newtoniano, bem como a influência da vazão e rotação da coluna de perfuração na fluidodinâmica do escoamento sólido-liquido. Uma modelagem tridimensional é empregada, envolvendo os principais aspectos de uma seção anular excêntrica. O equacionamento segue a estratégia de volumes finitos com base nas equações de Navier-Stokes e modelagem multifásica Euler-Euler Granular.

Palavras chave: CFD, carreamento de sólidos, escoamento multifásico, anular excêntrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Simões Maciel, Universidade Federal do Espírito Santo

Formado em técino em mecânica pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Formado em Engenheria de Petróleo pela Universidade Federal do Espírto Santo - UFES. Cursando Mestrado em Energia na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Término março de 2017)

Downloads

Publicado

22-09-2020

Como Citar

Maciel, R. S. (2020). Estudo do escoamento de fluidos não-Newtonianos em seções anulares excêntricas. Latin American Journal of Energy Research, 3(1), 1–9. https://doi.org/10.21712/lajer.2016.v3.n1.p1-9

Edição

Seção

Artigos