Análise técnica e econômica da tecnologia de pirólise lenta de resíduos de saúde para geração de eletricidade em Lages-SC
DOI:
https://doi.org/10.21712/lajer.2017.v4.n1.p10-16Resumo
O presente estudo teve como objetivos realizar a análise técnica e econômica sobre os processos térmicos de geração de eletricidade e fazer a comparação destes em relação à sustentabilidade, área requerida para instalação e geração energética por resíduo. A partir disto verificou que para o tratamento de resíduos de saúde, a pirólise lenta se apresenta como a melhor alternativa em relação a estes parâmetros. Realizou-se a análise quantitativa de resíduos de serviços de saúde no município de Lages visando avaliar a viabilidade financeira desta tecnologia para geração de eletricidade. Por meio da analise econômica foi verificado que os custos atuais de tratamento do resíduo grupo A inviabilizam a implantação da Usina, embora a geração de resíduos seja suficiente para operar uma unidade de pirólise de 50 kWe , o tempo de retorno a partir do custo referência é equivalente ao tempo de vida útil da unidade de pirólise que é de 25 anos. Mediante a este problema, foram simulados três diferentes cenários e verificou-se que se a viabilidade econômica ocorreria se o custo de tratamento fosse o dobro ou o triplo do atual sendo situado em 1,86 R$/litro ou 2 ,50 R$/litro, viabilizando a usina em 19 anos e 2 ano para investimento de acionistas, e de 7 a aproximadamente 5 anos caso sejam utilizados os recursos dos próprios hospitais respectivamente.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Latin American Journal of Energy Research
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor, no ato da submissão do artigo, transfere o direito autoral ao periódico.