DESCRIÇÃO DE VERBOS DE BASE ADJETIVA PARA O PROCESSAMENTO AUTOMÁTICO DE LINGUAGEM NATURAL

Autores

  • Larissa Picoli Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma descrição sintático-semântica de verbos de base adjetiva derivados com o sufixo –ecer, por exemplo, enriquecer e fortalecer e de verbos de base adjetiva derivados com o sufixo –izar, por exemplo, banalizar e suavizar. A descrição dos verbos apoia-se numa lista dos verbos de base adjetiva derivados com os sufixos –ecer e –izar que foram coletados por meio de buscas em dicionários, na web e por introspecção. Os exemplos são inseridos em frases simples e analisados a partir de pares de frases do tipo (1) A herança enriqueceu Pedro, (1a) A herança tornou Pedro rico e (2) O aumento da renda banalizou as viagens, (2a) O aumento da renda tornou as viagens banais com intuito de observar a correspondência semântica entre as frases base (1) e (2) e as frases transformadas (1a) e (2a). A descrição das propriedades sintático-semânticas desses verbos é respaldada pelo modelo teórico-metodológico do Léxico-Gramática definido pelo linguista Maurice Gross (1975). A descrição das propriedades das estruturas permite a elaboração de um recurso linguístico no formato de uma tabela do Léxico-Gramática. As tabelas apresentadas, que representam uma amostra, contém uma lista de 20 verbos de base adjetiva derivados com o sufixo –ecer e 20 verbos de base adjetiva derivados com o sufixo –izar. A descrição codificada das propriedades dos verbos poderá ser incluída em uma base de dados para o processamento automático de linguagem natural (PLN).

Palavras-chave: Derivação. Sufixos –ecer e –izar. Descrição sintático-semântica. Léxico-Gramática. Processamento Automático de Linguagem Natural

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Picoli, Universidade Federal do Espírito Santo

Downloads

Publicado

30-07-2015

Como Citar

PICOLI, Larissa. DESCRIÇÃO DE VERBOS DE BASE ADJETIVA PARA O PROCESSAMENTO AUTOMÁTICO DE LINGUAGEM NATURAL. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 128–149, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/10276. Acesso em: 28 mar. 2024.