LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A MOTIVAÇÃO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO JORNAL ELETRÔNICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Autores

  • Michell Gadelha Moutinho UFPA
  • Cleuma de Almeida Matos do Nascimento UFPA
  • Maria Juliana da Silva Medina UFPA

Resumo

Resumo: O ensino de línguas estrangeiras é mais do que conhecimento linguístico e utilização de metodologias de ensino: ele transcende a dimensão enfocada na forma ou no acúmulo de vocabulário, é um processo complexo, dinâmico e cultural que se refere ao sujeito em sua relação com uma comunidade. Por isso, a aprendizagem precisa estar voltada para situações funcionais de interação entre indivíduos em ambiente coletivo, incluindo aqueles de comunicação on-line (chats, redes sociais e blogs) e de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s). O engajamento dos alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Aplicação da UFPA no projeto de elaboração do JORNAL ELETRÔNICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS, FRANCÊS, ESPANHOL E ALEMÃO) é o cenário que permite a este estudo investigar os aspectos motivacionais e perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. O estudo objetiva ainda demonstrar de que forma a feitura de um jornal on-line foi capaz de oportunizar aos alunos a vivência de aspectos culturais das línguas estrangeiras que não são possíveis de serem desenvolvidos no currículo escolar e de perceber de que forma as tecnologias podem melhorar a qualidade do ensino e do processo de construção colaborativa do conhecimento.

Palavras chave: Línguas Estrangeiras; Tecnologia da Informação e Comunicação; Motivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michell Gadelha Moutinho, UFPA

Doutorando em Linguística: Ensino e Aprendizagem de Línguas e Culturas pela Universidade Federal do Pará; Professor de Língua Alemã na Escola de Aplicação da UFPA.

Cleuma de Almeida Matos do Nascimento, UFPA

Doutoranda em Linguística: Ensino e Aprendizagem de Línguas e Culturas pela Universidade Federal do Pará; Professora de Língua Inglesa na Escola de Aplicação da UFPA

Maria Juliana da Silva Medina, UFPA

Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará; Professora aposentada de Língua Francesa na Escola de Aplicação da UFPA

Downloads

Publicado

2017-07-19

Como Citar

MOUTINHO, M. G.; DO NASCIMENTO, C. de A. M.; MEDINA, M. J. da S. LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A MOTIVAÇÃO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO JORNAL ELETRÔNICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 234–252, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15193. Acesso em: 27 nov. 2021.