LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A MOTIVAÇÃO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO JORNAL ELETRÔNICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Resumo
Resumo: O ensino de línguas estrangeiras é mais do que conhecimento linguístico e utilização de metodologias de ensino: ele transcende a dimensão enfocada na forma ou no acúmulo de vocabulário, é um processo complexo, dinâmico e cultural que se refere ao sujeito em sua relação com uma comunidade. Por isso, a aprendizagem precisa estar voltada para situações funcionais de interação entre indivíduos em ambiente coletivo, incluindo aqueles de comunicação on-line (chats, redes sociais e blogs) e de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s). O engajamento dos alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Aplicação da UFPA no projeto de elaboração do JORNAL ELETRÔNICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS, FRANCÊS, ESPANHOL E ALEMÃO) é o cenário que permite a este estudo investigar os aspectos motivacionais e perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. O estudo objetiva ainda demonstrar de que forma a feitura de um jornal on-line foi capaz de oportunizar aos alunos a vivência de aspectos culturais das línguas estrangeiras que não são possíveis de serem desenvolvidos no currículo escolar e de perceber de que forma as tecnologias podem melhorar a qualidade do ensino e do processo de construção colaborativa do conhecimento.
Palavras chave: Línguas Estrangeiras; Tecnologia da Informação e Comunicação; Motivação.
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