“TO BE OR NOT TO BE”? UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DA ORALIDADE DAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: REALIDADE OU UTOPIA?
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a situação do ensino de língua inglesa nas escolas públicas brasileiras. Também discutiremos sobre as políticas vigentes para o ensino de língua no Brasil por meio de documentos como a Leis de Diretrizes e Bases, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Além disso, busca-se refletir sobre o "discurso do fracasso", que permeia grande parte do aparato ideológico referente ao ensino de línguas em escolas regulares no Brasil e como o mesmo é reforçado por alunos e professores nas práticas de ensino/aprendizagem e por questões mercadológicas como a necessidade dos cursos livres de idiomas. Por fim, destacamos a necessidade da prática da produção e compreensão oral nas aulas de língua nas escolas a fim de promover uma aprendizagem mais motivadora e menos instrumentalizada do idioma. Embasam este trabalho as análises de Rajagopalan (2009), Lima (2011) e Leffa (2011); além dos estudos de Grigoletto (2000) e das discussões sobre oralidade e ensino, promovidas por Consolo (2000), Milanez (1993), entre outros.
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa. Prática de oralidade. Políticas para o ensino de línguas.
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