Gêneros Do Discurso Argumentativo Em Um Livro Didático De Português: Contexto De Produção E Diálogo Entre Os Gêneros
Resumo
Para Bakhtin (2013), gêneros do discurso são tipos de enunciado relativamente estáveis que se vinculam a situações típicas da comunicação social. Eles se constituem em uma dupla articulação entre linguagem e ideologia, e, por isso, neles se manifestam diferentes visões de mundo. No âmbito escolar, a dissertaçãosempre foi (e continua sendo) o gênero referencial quando o assunto era (é) argumentação. Porém, especialmente com o advento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000), esse quadro parecia estar se transformando, por conta da concepção textual-discursiva que o sustenta. Essa concepção fundamenta-se, principalmente, nas proposições de Bakhtin e, portanto, vê os gêneros discursivos e as situações de comunicação social como fenômenos heterogêneos e diversos. Este artigo busca analisar como os gêneros argumentativos são trabalhados didaticamente, tendo como foco dois aspectos que podem ser representados pelas interrogativas: o material didático trabalhado proporciona situações reais de interlocução? o material didático prevê um diálogo entre os gêneros discursivos? Para responder a esses questionamentos, seguiu-se a abordagem teórico-metodológica desenvolvida por Bakhtin e seu círculo de pensadores (BAKHTIN, 2008; 2010; 2013; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2011; MEDEVIÉDEV, 2012; VOLOCHÍNOV, 2013), auscultando, dialogicamente, um livro didático de língua portuguesa de grande circulação no Brasil e inserindo-o no tenso diálogo existente na atualidade entre uma concepção de linguagem logicista e formalista e a concepção dialógico-discursiva do círculo de Bakhtin.
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