As Estratégias Discursivas Construídas No Discurso Do Político Michel Temer
Resumo
Este artigo tem como tema uma notícia publicada no espaço digital brasileiro que trata do discurso do presidente Michel Temer em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo é analisar o discurso do presidente, investigando como o sujeito enunciador através de sua identidade discursiva e identidade social iterabiliza um discurso machista e preconceituoso em relação as mulheres. Este estudo se embasa nos pressupostos teóricos da Teoria Semiolinguística, proposta por Patrick Charaudeau. Como metodologia, utilizaremos os conceitos de sujeitos do discurso a partir do quadro comunicacional (2008). Em seguida, iremos verificar as estratégias discursivas como a legitimidade e a credibilidade, desenvolvidas por Charaudeau (2010). Percebemos a presença de imaginários sociodiscursivos e de representações femininas que estão sustentadas por discursos pré-construídos socialmente (2017). Assim, para ampliar a nossa discussão em torno das questões de gêneros, recorreremos a Judith Butler (2003). Como resultado, descrevemos que o discurso apresentado pelo presidente são construções performativas iteradas ao longo do século acerca das performances femininas, marcadas pelo privado, sujeição e privação. Em outras palavras, o discurso do presidente normatiza o sentido essencializado, atributivo e hierarquizado da mulher em relação ao homem, ou seja, refere-se tão somente de discursos produzidos pelas regulações da norma do patriarcado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 PERcursos Linguísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS