O Depoimento De Um Custodiado E Suas Representações Sociais No Ambito Escolar Prisional
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i28.33472Resumo
O artigo coloca em evidênciacomo é construída a representação social (RS) de um custodiado que cumpre pena por ordenamento jurídico. De forma mais específica propomos analisar oseudepoimento para verificar como elerepresenta a si mesmo, a sociedade e o ensino dentroda prisão. A partir do discurso desse ator social, acreditamos que podemos entender a construção de sua RS, além de refletirmossobre os seus modelos mentais e as representações genéricas que, embora estejam na voz de um indivíduo, podem evidenciar o grupo do qual ele faz parte. Para isso, valemo-nos dos parâmetros teóricos de Análise Crítica do Discurso (ACD), de van Dijk, bem como dos aspectos metodológicos dessa teoria. O resultado da análise discursiva demonstrou que o ambiente escolar pode possibilitar ao custodiado nova perspectiva de vida, o que englobaria trabalho, família, convívio social; não obstante a consciência de segregações e preconceitos sociais.
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- 24-02-2022 (2)
- 29-08-2021 (1)
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