[sem Vdicendi que] : Um Conector Hipotático De Adição Do Português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v12i30.37888

Resumo

Neste artigo, buscamos descrever o uso e investigar a origem de [sem Vdicendi que], um conector aditivo que atua na articulação hipotática integrada e na hipotática desgarrada do português. O particular interesse por esse objeto está associado: a) à falta de descrição do objeto na literatura linguística; b) ao fato de ser um subesquema não composicional na língua, com traços de dessemantização em relação à construção modal/condicional negativa, sua provável origem. Fundamentamos nossas análises nos pressupostos teóricos da Linguística Funcional Centrada no Uso (cf. CUNHA et al, 2013; OLIVEIRA e ROSÁRIO, 2016 etc.), com foco especial na perspectiva da construcionalidade (AUTOR, 2019), que nos permite reconstruir, hipoteticamente, a trajetória diacrônica das construções com base em sua gradiência sincrônica. Selecionamos, 248 ocorrências da sequência sem + Vdicendi + que da base de dados Now do Corpus do Português. Os resultados evidenciam que essa sequência de palavras pode instanciar mais de uma construção: a de conexão aditiva [sem Vdicendi que] e a conexão modal/condicional [[sem][oração não finita]]. Além disso, a menor composicionalidade e maior vinculação da construção aditiva em relação à modal/condicional, quando compostas pelos mesmos elementos, são fortes indícios de que a primeira teve sua origem na recategorização da última.

PALAVRAS-CHAVE: conector aditivo; hipotaxe integrada e desgarrada; construcionalidade; Linguística Funcional Centrada no Uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monclar Guimarães Lopes, UFF

Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Língua Portuguesa pelo mesmo Programa.

Samara Costa Moura, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Estudos da Linguagem pela mesma universidade. Licenciada em Letras pela UFRJ.

Downloads

Publicado

26-06-2022

Como Citar

GUIMARÃES LOPES, Monclar; COSTA MOURA, Samara. [sem Vdicendi que] : Um Conector Hipotático De Adição Do Português. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 12, n. 30, p. 235–255, 2022. DOI: 10.47456/pl.v12i30.37888. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/37888. Acesso em: 25 abr. 2024.