Trabalho Com Notícias E Fake News Na Sala De Aula: Experiências Do PIBID no COLTEC/UFMG
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33924Resumen
Este artigo visa refletir sobre uma experiência de duas bolsistas na realização de uma proposta didática com uma turma do 2º ano do ensino médio do Colégio Técnico da UFMG, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O tema proposto foi o impacto social decorrente da propagação de fake news. Como procedimento metodológico, faremos uma descrição das atividades realizadas em sala e discussão do percurso didático, incluindo reflexões sobre o aproveitamento dos alunos e avaliação da nossa abordagem. Temos como objetivo, nesse relato, compartilhar experiências com professores e demais interessados em discutir as fake news, tema tão presente nas discussões da contemporaneidade, além de colaborar com pesquisas sobre as contribuições do PIBID na formação de professores. Concluímos que, diante da realidade da sala de aula, surgem novas demandas decorrentes das respostas dos alunos e, portanto, novas estratégias precisam ser elaboradas para atendê-las, já que o processo de ensino-aprendizagem é dinâmico. Também consideramos o valor do espaço promovido por programas como o PIBID para garantir educação de qualidade no ensino superior e na educação básica.
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