DESINFORMAÇÃO E FAKE NEWS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Authors

  • Thamara Machado Pinto Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Daniela Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Keywords:

Desinformação. Youtube. Esfera Pública. Algoritmos. Meio Ambiente.

Abstract

O paper em questão é constituído de reflexões relativas à pesquisa de mestrado em andamento “Território em chamas: o combustível da desinformação - uma análise das disputas narrativas no Youtube acerca das queimadas na região Amazônica em 2019” fixada no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Nossa principal indagação de pesquisa é como os discursos de atores sociais na referida plataforma podem impactar o debate na esfera pública em um contexto de desmantelamento de leis e ações civis públicas de salvaguarda ao meio ambiente. Nesse sentido, nos traz igual inquietude como se dá a atuação dos algoritmos do site podendo impulsionar e radicalizar tais narrativas. Para este estudo específico trouxemos um fragmento do Estado da Arte sobre “fake news” e “desinformação”, cujo objetivo é mapear as principais abordagens e eixos conceituais e metodológicos sobre o tema. A partir desse levantamento constatamos lacunas significativas como a ausência de trabalhos que versam sobre a questão ambiental, bem como a respeito da plataforma de vídeos Youtube nesse contexto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thamara Machado Pinto, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestranda do curso de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Daniela Zanetti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora orientadora - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

References

BBC NEWS BRASIL,. YouTube promove vídeos com desinformação sobre mudança climática, mostra estudo. 16/01/2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/ geral-51111499. Acesso em: 30/07/2020.

CAVALCANTI, Ivo; ROCHA, Heitor. Fake news, o discurso normativo e a comunidade moral: o pseudo-consenso das bolhas e a Esfera Pública. Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), 2019.

D’ANCONA, Matthew. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake News . São Paulo: Faro Editorial, 2018.

DERAKHSHAN, H. WARDLE, C. Information Disorder: Definitions. In: Proceedings of Understanding and Addressing the Disinformation Ecosystem. Annenberg: University of Pennsylvania, p. 5-12, 2017.

ESCOSSIA, Fernanda. Desinformação, checagem e o jornalismo colaborativo- uma análise das estratégias discursivas das “fake news” nas eleições brasileiras de 2018. Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), 2019.

FERNANDES, Carla Montuori; MONTUORI, Christina. A rede de desinformação e a saúde em risco: uma análise das fake news contidas em'As 10 razões pelas quais você não deve vacinar seu filho'.Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v.

, n. 2, 2020.

KOVACH, Bill et al. Os Elementos do Jornalismo: o que os profissionais do jornalismo devem saber e o público deve exigir. 2004.

LEITE, Sionelly; LOURENÇO, Patrícia. O estado da arte do fenômeno fake news. Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), 2018.

MARTINUZZO, José Antônio; BASTOS, Marcela Tessarolo. Rede social como espaço de informação e desinformação: Uma análise do Grupo Utilidade Capixaba–ES–UP no Facebook. Congresso Nacional de Ciências da Comunicação (Intercom), 2015.

RECUERO, Raquel. Disputas discursivas, legitimação e desinformação: o caso Veja x Bolsonaro nas eleições de 2018.Comunicação, Mídia e Consumo, v. 16, n. 47, 2019.

WARDLE, Claire. 6 types of misinformation circulated this election season. Columbia Journalism Review, 2016 . Disponível em: https://www.cjr.org/tow_center/6_types_election_fake_news.php. Acesso em : 28/07/2020.

Published

28-09-2020