DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO: ESTRATÉGIA DISCURSIVA DE JAIR BOLSONARO CONTRA A VACINA DA COVID-19

Authors

  • Kennedy Anderson Cupertino de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ruth Reis Universidade Federal do Espírito Santo

Keywords:

Covid-19, Desinformação, Negacionismo, Vacina

Abstract

A desinformação e o negacionismo são os pontos principais deste artigo. O paper argumenta como a utilização de conteúdos fraudulentos e a negação dos acontecimentos históricos podem ser utilizados para legitimar narrativas paralelas aos fatos. Para isso, analisamos a estratégia discursiva do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro contra a vacina da covid-19 no Brasil. Consideramos como fundamento metodológico as premissas da análise de discurso francesa (FOUCAULT, 2008; PÊCHEUX, 2015; ORLANDI, 1999). O corpus deste artigo foi construído a partir de uma coleta no Twitter. Com o auxílio da ferramenta “twitonomy”, coletamos os tweets com as palavras-chave "vacina" e "vacinação" durante o mês de outubro de 2020 - mês de grande discussão sobre a aquisição de vacinas no Brasil. O Presidente Brasileiro Jair Messias Bolsonaro buscou através das publicações nas redes sociais digitais criar uma narrativa paralela aos fatos para desqualificar a vacina e a vacinação contra o coronavírus no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kennedy Anderson Cupertino de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando (a) do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades

Ruth Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora orientadora - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

References

ALTHUSSER, Louis. Sobre a reprodução. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 1999.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

NETO, Odilon Caldeira. Memória e justiça o negacionismo e a falsificação da história. V.2, n. 4, Londrina/PR, Antíteses, 2009. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/2507. Acesso em: 07 nov. 2021

ORLANDI, Eni. Análise de discurso, princípios e procedimentos. Campinas, SP.

PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2012.

PAVEAU, Marie-Anne. Análise de Discurso Digital: dicionário das formas e das práticas / Marie-Anne Paveau; Organizadores: Julia Lourenço Costa e Roberto Leiser Baronas. 1. Ed. - Campinas,SP : Pontes Editores, 2021.

PLANALTO. Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro. Youtube, 24 de mar. de 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Vl_DYb-XaAE> acesso em: 14 nov. 2021

PÊCHEUX, Michel. Análise de discurso Michel Pêcheux. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. Disponível em: http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=434. Acesso em: 11 ago. 2021.

RECUERO, Raquel da Cunha; SOARES, Felipe Bonow. O discurso desinformativo sobre a Cura da COVID-19 no Twitter estudo de caso. V. 24, jan–dez. E-Compós Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.30962/ec. Acesso em: 03 nov. 2021

VIDAL-NAQUET, Pierre. Os assassinos da memória: Um Eichmann de papel e outros ensaios sobre o revisionismo. 1. Ed. Campinas, SP : Papirus, 1988.

VIGNOLI, Richele Grenge, Rabello, Rodrigo, e Almeida, Carlos Cândido de. Informação, Misinformação, Desinformação e movimentos antivacina materialidade de enunciados em regimes de informação. V. 26 (2021), Encontros Bibli: Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75576. Acesso em: 06 nov. 2021

Published

17-03-2022