COMUNICAÇÃO E POLÍTICA:

UMA ANÁLISE DE COMO O GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE MANTÊM O SEU ELEITORADO ENGAJADO NO INSTAGRAM.

Autores/as

  • Walnizia de Souza Sant’ana Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Emerson Campos Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Palabras clave:

Comunicação; Política, Redes Socias; Instagram.

Resumen

A presença de líderes políticos nas redes sociais digitais atualmente é um fator determinante para a construção de sua imagem perante a sociedade, além de reconhecimento público e engajamento eleitoral. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, é um exemplo de como a comunicação pública vem sendo ressignificada através dessas plataformas. A partir desse cenário, os políticos passam a utilizar o Instagram para humanizar sua figura, mostrar bastidores, divulgar ações de governo e, sobretudo, criar vínculos emocionais com os eleitores.

Biografía del autor/a

  • Walnizia de Souza Sant’ana , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UFES), pós- graduada em Marketing Digital e mestranda em Comunicação e Territorialidades (UFES). Atuou em agências como executiva de contas, produção gráfica e social media. É professora de ensino médio na educação profissional, ministrando disciplinas como Marketing Organizacional e, Comunicação e Branding, contribuindo para a formação de jovens profissionais.

  • Emerson Campos Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Professor Titular na Fames e docente permanente do PósCom/Ufes. Pós- Doutor em Letras (PPGL/Ufes), Doutor em Educação (PPGE/Ufes), Mestre em Estudos de Linguagens (Cefet-MG). Orientador esta pesquisa no PósCom/Ufes.

Referencias

BRANDÃO, E. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, J. (org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. São Paulo, 2006.

RECUERO, Raquel. As redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SANTOS, Célia Retz dos. Opinião Pública & Marketing Político. Bauru: Editora FAAC, 2007

Publicado

24-11-2025