COMUNICAÇÃO E POLÍTICA:
UMA ANÁLISE DE COMO O GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE MANTÊM O SEU ELEITORADO ENGAJADO NO INSTAGRAM.
Palabras clave:
Comunicação; Política, Redes Socias; Instagram.Resumen
A presença de líderes políticos nas redes sociais digitais atualmente é um fator determinante para a construção de sua imagem perante a sociedade, além de reconhecimento público e engajamento eleitoral. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, é um exemplo de como a comunicação pública vem sendo ressignificada através dessas plataformas. A partir desse cenário, os políticos passam a utilizar o Instagram para humanizar sua figura, mostrar bastidores, divulgar ações de governo e, sobretudo, criar vínculos emocionais com os eleitores.
Referencias
BRANDÃO, E. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, J. (org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. São Paulo, 2006.
RECUERO, Raquel. As redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SANTOS, Célia Retz dos. Opinião Pública & Marketing Político. Bauru: Editora FAAC, 2007