TELENOVELA E REPRESENTAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS NEGRAS EM AMOR DE MÃE

Autores/as

  • Matheus Effgen Santos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Gabriela Santos Alves Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palabras clave:

Telenovela. Representatividade. Mulheres Negras. Raça. Amor de Mãe.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar de forma exploratória a construção de duas personagens negras na telenovela Amor de Mãe (2017), produzida e exibida pela Rede Globo. O texto integra uma pesquisa maior, desenvolvida em nível de mestrado, que busca analisar as eventuais atualizações na produção de sentido e de representatividade de personagens negras nas telenovelas do horário das 21h. Portanto, como base teórica foram recuperados os trabalhos de autores(as) que refletiram sobre a questão de maneira quantitativa e qualitativa ao longo do desenvolvimento do campo das telenovelas brasileiras. A análise foi realizada a partir da seleção de todas as cenas em que estiveram presentes Camila (Jéssica Ellen) e Vitória (Taís Araújo), duas das personagens em destaque da trama, durante primeira semana de exibição da telenovela. Os resultados demonstram que a posição proeminente ocupada por essas personagens na narrativa abre a possibilidade de uma construção ampla e que possibilita a exploração de esferas distintas na trama de cada uma delas. Apesar do debate em torno da raça não ter ficado explícito nesse primeiro momento, a trama aciona aspectos relacionados à vivência feminina como a maternidade e sua experiência no mercado de trabalho como arcos narrativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Effgen Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrando do curso de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Gabriela Santos Alves, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora orientadora - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Citas

ARAÚJO, Joel Zito. A negação do Brasil: O negro na telenovela brasileira. 2. ed. São Paulo: Senac, 2004.

CAMPOS, Luiz Augusto; FERES JÚNIOR, João. Televisão em cores?: raça e sexo nas telenovelas “Globais” dos últimos 30 anos. Textos para Discussão GEMAA, Rio de Janeiro, n. 10, p. 1-23, 2015.

FARIA, Maria Cristina Brandão; FERNANDES, Danubia de Andrade. Representação da identidade negra da telenovela brasileira. E-Compós, v. 9. São Paulo. 2007.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998.

HAMBURGER, Esther. O Brasil Antenado: a sociedade da telenovela Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

LIMA, Solange Martins Couceiro de. A personagem negra da telenovela brasileira: alguns momentos. In: Revista USP, n. 48, p. 88-99. São Paulo: USP, 2001.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. In: Comunicação & Educação, v. 26, p. 17- 34. São Paulo: USP, 2003.

SADEK, José Roberto. Telenovela: um olhar do cinema. São Paulo: Summus, 2008.

Publicado

28-09-2020