COMUNICAÇÃO E MODA AFRO-BRASILEIRA

Autores/as

  • Helen Tavares Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Nazareth Bis Pirola Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

Comunicação, moda afro-brasileira, cultura, identidade, Goya Lopes

Resumen

As práticas da moda e da comunicação têm provocado discussões importantes às duas áreas, como as imagens que projetam; os marcadores identitários; e a cobrança da sociedade por representatividade, transparência, sustentabilidade e relações dignas de trabalho. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva promover diálogo interdisciplinar entre os campos da comunicação, da moda e da cultura; e compreender, em especial, o papel da mídia na construção da aparência feminina no segmento de moda afro-brasileira. Contempla pesquisa bibliográfica para mapeamento dos referenciais teóricos; e pesquisa de observação e netnografia em site e redes sociais da marca de moda afro-brasileira Goya Lopes, para compreender sua comunicação junto ao público. Mobiliza, ainda, informações extraídas de desfiles de moda, publicidades, capas de revistas, editoriais jornalísticos e demais produtos midiáticos pertinentes aos objetivos da pesquisa. Espera contribuir com os estudos da área, investigando a influência que esses fenômenos exercem nas práticas de vida dos indivíduos, em especial, na constituição de suas aparências.

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Biografía del autor/a

Helen Tavares, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda do Curso de Publicidade e Propaganda da UFES.  Bolsista Pibic-Ufes, com bolsa CNPq.

Maria Nazareth Bis Pirola, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutora pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/UFBA). Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desde 2016, atuando nos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Doutora em Educação (2015) e Mestre em Educação (2006) pela Ufes. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Ufes (1992). 

Citas

CALANCA, Daniela. História Social da Moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.

CIDREIRA, Renata Pitombo. As formas da moda: comportamento, estilo e artisticidade. São Paulo: Annablume, 2013.

CIDREIRA, Renata Pitombo. Os sentidos da moda: vestuário, comunicação e cultura. São Paulo: Annablume, 2005.

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MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

SODRÉ, Muniz. Claros e Escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes,1999.

Publicado

11-12-2024